Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Rogério Lopes dos
dc.date.accessioned2015-10-13
dc.date.available2015-10-13
dc.date.issued2015-03-19
dc.identifier.citationSANTOS, Rogério Lopes dos. Epicurus and epicureanism: the happiness while exercise to the good life. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9143
dc.description.abstractThis dissertation aims to make clear just how Epicurus developed his arguments by pointing ataraxia as the purpose of life. Few works of Epicurus remained: three letters (Letter to Herodotus, Letter to Pythocles, Letter to Menoeceus), each one addressed to a disciple in particular, as well as some maxims (Sovereign Maxims and Vatican Sayings) where his tetraphármakon a set four maxims that are the foundation of his Philosophy are. For Epicurus, the beginning (arché) and the end (télos) of all human action would correspond to a physical and mental state of imperturbability. This condition desired by Epicurus was expressed by the Greek concept of ataraxia (ἀταραξία), also present among the stoics and skeptics. However, the means from which ataraxia would be achieved differed among these three philosophies. To Epicurus, in particular, ataraxia would only be possible to the extent that the sources of error were dissolved, the reason why he strove to clarify: (a) the natural mechanisms through which humans relate to the world; (b) the principles of Nature (phýsis), the ignorance of which resulted in the belief of divine beings who punish the human race. It is with research about man and Nature, in order to reach ataraxia, that arise considerations of Epicurus about religion, about fear of death and about pleasure. This shows the unity of Epicurus' Philosophy. Concerned about the cultural condition, political and religious man, he went from Physics to the Ethics, in doing so, he went, through different paths of knowledge.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEpicuropor
dc.subjectLucréciopor
dc.subjectAtaraxiapor
dc.subjectTetraphármakonpor
dc.subjectPhysiologiapor
dc.subjectEpicuruseng
dc.subjectLucretiuseng
dc.subjectAtaraxiaeng
dc.subjectTetraphármakoneng
dc.subjectPhysiologyeng
dc.titleEpicuro e o epicurismo: a filosofia enquanto exercício para o bem viverpor
dc.title.alternativeEpicurus and epicureanism: the happiness while exercise to the good lifeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação teve por objetivo explicitar o modo como Epicuro desenvolveu seus argumentos em favor da ataraxia como finalidade da vida. São poucos os escritos que dele restaram: três cartas (Carta a Heródoto, Carta a Pítocles, Carta a Meneceu), cada uma endereçada a um discípulo em específico, bem como algumas máximas (Máximas Principais e Sentenças Vaticanas), nas quais se encontram seu tetraphármakon um conjunto de quatro máximas que constituem o fundamento de sua Filosofia. Para Epicuro, o princípio (arché) e o fim (télos) de toda ação humana corresponderia a um estado físico e mental de imperturbabilidade. Essa condição almejada por Epicuro era expressa pelo conceito grego de ataraxia (ἀταραξία), presente também entre os estóicos e os céticos. Entretanto, os meios a partir dos quais a ataraxia seria alcançada divergiam entre essas três correntes filosóficas. Em Epicuro, de modo especial, a ataraxia seria possível apenas na medida em que as fontes de erro fossem extirpadas, motivo pelo qual ele se esforçou em esclarecer: (a) os mecanismos naturais através dos quais os seres humanos se relacionam com o mundo; (b) os princípios da Natureza (phýsis), cujo desconhecimento resultava na crença de seres divinos que castigam a raça humana. É da investigação acerca do homem e da Natureza, com vistas à ataraxia, que surgem as considerações de Epicuro sobre a religião, sobre o medo da morte e sobre o prazer. Isso evidencia a unidade da Filosofia de Epicuro. Preocupado com a condição cultural, política e religiosa do homem, ele foi da Física à Ética, perpassando, dessa forma, por diversos caminhos do saber.por
dc.contributor.advisor1Spinelli, Miguel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981522004554524por
dc.contributor.referee1Soares, Marcio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980421258495411por
dc.contributor.referee2Sattler, Janyne
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316851338632064por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434912990704229por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples