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dc.creatorGoulart Júnior, Ademar Pires
dc.date.accessioned2007-08-23
dc.date.available2007-08-23
dc.date.issued2007-03-19
dc.identifier.citationGOULART JÚNIOR, Ademar Pires. The ontological genesis of the scientific comportament Into Herdegger s Being and Time. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9163
dc.description.abstractThe objective of the present work consist in accomplish a reconstruction of the ontological genesis of the scientific attitude such as is present in Martin Heidegger s Being and Time (1927). To Heidegger, the science is characterized like an attitude, like Dasein s mode of being. Under this perspective the science receives an existencial treatment that considers it like a mode of being-in-theworld. Heidegger presents the emergence of the science s theoretical attitude through a transformation that occurs in mode of being of occupation. Firstly, Dasein understands the entities in the world from ready-to-hand of these entities, which consider the Dasein s practical interests and activists. When the usage of the ready-to-hand entities that comes to encounter in the occupation, find it engage by an impossibility of application of the instruments Dasein can visualize the entities like entities that have determinate independent properties from Dasein s practical interests. In this moment the entities are understand like preset-to-hand entities that can be taken like objects of a particular scienceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComportamento científicopor
dc.subjectCiência como modo de ser-no-mundopor
dc.titleA gênese ontológica do comportamento científico em Ser e Tempo de Martin Heideggerpor
dc.title.alternativeThe ontological genesis of the scientific comportament Into Herdegger s Being and Timeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma reconstrução da gênese ontológica do comportamento científico tal como esta é apresentada em Ser e Tempo (1927) de Martin Heidegger. Para Heidegger, a ciência é caracterizada como um comportamento, como um modo de ser do ser-aí. Sob esta perspectiva a ciência recebe um tratamento existencial que a considera como um modo do ser-no-mundo. Heidegger apresenta o surgimento da atitude teórica da ciência através de uma transformação que ocorre no modo de ser da ocupação. Primariamente, ser-aí compreende os entes intramundanos a partir da disponibilidade destes entes, levando em consideração os interesses e atividades práticas do ser-aí. Quando o uso dos entes disponíveis, que vêm ao encontro na ocupação, acha-se comprometido por uma impossibilidade de emprego dos instrumentos o ser-aí pode visualizar os entes como entes que possuem determinadas propriedades independentes dos interesses práticos do ser-aí. Neste momento os entes são compreendidos como entes subsistentes que podem ser tomados como objetos de uma determinada ciênciapor
dc.contributor.advisor1Reis, Róbson Ramos dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0127419824935492por
dc.contributor.referee1Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947312243186882por
dc.contributor.referee2Fabri, Marcelo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122803302644811por
dc.contributor.referee3Videira, Antonio Augusto Passos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1855174964691600por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5682340768218075por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor


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