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dc.contributor.advisorSantos, Filipe Bordinhão dos
dc.contributor.advisorDepexe, Sandra Dalcul
dc.creatorCorrêa, Luiza Betat
dc.date.accessioned2015-08-01T03:47:35Z
dc.date.available2015-08-01T03:47:35Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/922
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Produção Editorial, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper investigates the relationship between the consumption of Lady Gaga‟s music and public image, as well as related merchandise, and the construction of gender identity among members of the Facebook fandom “Little Monsters da Lady Gaga”. To that end, we appeal to methodological tools from netnography. Our data consist of posts from the fandom, collected over a two-month period. As to the analysis framework, we consider three categories – consumption, fan behavior and gender identity – together with the use of field journals and surveys. The description and analysis of the data reveal the preponderance of young participants in the fandom, as well as homosexual males. We observe that members attribute the status of family to the group and their fellows. They also purchase CDs as a means to affirm their identity as fans. Finally, we find that posts about gender identity constitute a small fraction of the sample, although a sizeable share of the relationships on the community touch on gender issues. We highlight that the association between the consumption of Lady Gaga and gender identity is results from the singer‟s stance in her fans‟ eyes as a source of recognition and welcome. By bringing these fans together, she allows them to develop a critical view of homosexual citizenship, which borders the question of fan activism.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectFandomeng
dc.subjectGender identityeng
dc.subjectNetnographyeng
dc.subjectLady Gagapor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectComunidade de fãspor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectNetnografiapor
dc.title“Porque essa mulher mudou a minha vida”: consumo e identidade de gênero em comunidade de fãs de Lady Gaga no Facebookpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral compreender as relações entre o consumo da música e da figura/postura de Lady Gaga, bem como de produtos relacionados a seu nome, e a constituição da identidade de gênero para os fãs do grupo “Little Monsters da Lady Gaga” no Facebook. Para tanto, utilizamos o aporte metodológico da netnografia, observando e coletando postagens na comunidade online pelo período de dois meses. Já como viés de análise, trabalhamos com as categorias consumo, comportamento de fã e identidade de gênero, juntamente com a utilização das técnicas de diário de campo e questionário. A descrição e análise dos dados revelaram a preponderância de integrantes jovens na comunidade de fãs, assim como homossexuais do sexo masculino. Vê-se, em relação à comunidade de fãs e consumo, a atribuição ao grupo e seus integrantes o status de família, assim como o consumo de CD como uma forma de afirmar seu posicionamento de fã. Sobre as postagens acerca da identidade de gênero, as identificamos como minoritárias, porém boa parte das relações mantidas na comunidade acabam por perpassar a questão de gênero. Salientamos ainda a que associação do consumo de Lady Gaga e a identidade de gênero envolve o fato da cantora se firmar entre os fãs como figura de reconhecimento e acolhimento, além de um sujeito que dá voz a seus anseios e pontos de vista. A artista propicia também, através do agrupamento desses fãs, uma postura crítica dos mesmos quanto à figura cidadã do homossexual, beirando a questão do ativismo de fã.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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