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dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorAffonso, Geraldo Tadeu Vargas
dc.date.accessioned2015-08-11T13:11:50Z
dc.date.available2015-08-11T13:11:50Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/929
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work proposes a reflection between the subjects on the conflict in school environment, caused by the obstacles in the established relations. Our intention is to examine the joints of the protagonists of the school context on this construction, drafting and enforcement of the POLITICAL PEDAGOGICAL PROJECT (PPP) from two elementary schools from PORTO ALEGRE city from2008 to 2009. The propose wasto check how these joints contribute to the democratization of management and in addiction improving the quality of education. The research work is guided by the document analysis that presents a literature review focused on management education and quality in education and data analysis. During the research we realized that the relations of the involved subjects with the knowledge do not have the expected actions to ensure the quality level offered by the discourse that permeates the education. The results permit to visualize the school institution aspects that need a new setting that can constitute as a democratic space.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.titleLimites e possibilidades dos sujeitos implicados com os saberes na gestão educacionalpor
dc.title.alternativeLimits and possibilities of subjects involved with the knowledge management in educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão nas situações de conflito entre os sujeitos no ambiente escolar, causados pelos entraves nas relações estabelecidas. Nossoobjetivo é analisar as articulações dos protagonistas do contexto escolar diante da construção, redação e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de duas escolas de ensino fundamental, da rede municipal de Porto Alegre, no período entre 2008 e 2009, de modo a verificar como estas articulações contribuem para a democratização da gestão e para a melhoria da qualidade da educação. A investigação do trabalho orienta-se pela análise documental, apresenta uma revisão de literatura enfocada na gestão educacional e na qualidade na educação e o analise dos dados obtidos. Ao longo da pesquisa percebemos que as relações dos sujeitos implicados com os saberes não apresentam asações esperadas e necessárias para garantir o nível de qualidade proposto pelo discurso que permeia a educação. Os resultados alcançados permitem visualizar aspectos da instituição escola que necessitam de nova configuração para que possa constitui-la como um espaço democrática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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