Certificações e indicadores socioambientais: relação, discurso e valor da materialização espacial.
Resumo
Este trabalho apresenta a análise comparativa hierarquizada de variáveis dos indicadores das certificações da cena socioambiental. Os indicadores são tomados como valores agenciados na relação empresa- meio ambiente. Para tal entendimento, partimos de pressupostos que cada
sociedade concebe natureza o ambiente construído pelas e para as relações sociais. Nessa perspectiva, compreende-se que a relação que as sociedades constroem em si e, juntamente, com a que constroem com a natureza, materializam-se no espaço. Daí que, ao falarmos de produção de espaço estamos considerando que esse é produto da indissociabilidade do social e do natural, como um híbrido de processos históricos que se desenvolveram como formas de organização social e dos usos da natureza. Sendo que na construção da cena ambiental tomamos o conceito de esfera pública como lócus de realização dos espaços de argumentação, que repercute e integra a política como um
todo interrelacionada. Em que tanto os discursos não originais dos espaços formais de deliberação (que dão suporte à micropolítica) como os institucionalizados fazem incursões pela esfera pública, movimentando a opinião pública e pressionando diversos setores tais como governo, organizações e civis, na intenção de (re)introduzir o homem como sujeito das ações na cena política-discursivaambiental.
A metodologia aplicada foi qualitativa, baseada em análise de questionários aplicados entre os grupos: pesquisadores associados à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade- ANPPAS, profissionais liberais que trabalham na área ambiental, organizações não-governamentais ligadas à temática ambiental, órgãos ambientais estatais, empresas estaduais de saneamento (respondentes do questionário 1) e empresa estadual de
saneamento certificada pela ISO 14001 ( respondente do questionário 2). O que se constatou foi que os indicadores incorporam as variáveis socioambientais de uma psicosfera originária de esferas sociais não institucionalizadas. Estas variáveis são operacionalizadas nas estratégias e ações para
geração de vantagem competitiva, acesso a mercados, e para a geração de confiança entre os diversos públicos de interesse. Em que as certificações se apresentam como uma rede de variáveis que costuram setores, constituem e materializam as relações da empresa com suas partes.