Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA)
como recurso didático de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da
Cartografia na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, a investigação delineou
quatro objetivos específicos: (a) analisar a alfabetização cartográfica considerando a
modalidade de ensino EJA por meio da perspectiva Vygotskyana; (b) buscar a
aplicabilidade da teoria Sociointeracionista como modelo pedagógico na produção e
na configuração do OA; (c) validar o OA na EJA; (d) incentivar o processo de ensino
e aprendizagem da alfabetização cartográfica na EJA. A definição do método
investigativo e das etapas metodológicas baseou-se na fenomenologia e, para o
desenvolvimento do OA, seguiram-se quatro diferentes etapas: concepção,
planificação, implementação e avaliação. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da
Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D ambrósio e Escola Estadual de
Ensino Fundamental João Belém, localizadas no bairro Centro, município de Santa
Maria/RS. Constatou-se, através da pesquisa, que o recurso educativo em questão
aborda a temática cartográfica por meio de recursos animados, interativos e
multimídia, potencializando a aprendizagem dos alunos e atendendo as
necessidades dos professores, viabilizando uma inovação nos processos de ensino
da Geografia Escolar através de materiais didáticos digitais.