Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Vanessa Oliveira da
dc.date.accessioned2012-05-14
dc.date.available2012-05-14
dc.date.issued2011-08-19
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Oliveira da. Learning Object: a contribution to literacy mapping for EJA. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9344
dc.description.abstractThis paper presents the development of a Learning Object (LO) as a resource to support teaching and learning of cartography in the Education Youth and Adults. To this end, the research outlined four specific objectives: (a) analyze Cartographic Literacy considering the mode of teaching adult education through the Vygotskian perspective, (b) seek the applicability of the theory as sociointeractionists pedagogical model in production and setting of LO, (c) validate the LO in the EJA (d) encourage the teaching and learning of cartographic literacy in adult education. The design of the investigative method and the methodological steps based on the phenomenology, and the development of LO, followed four different stages: conception, planning, implementation and evaluation. The research was conducted with students from Estadual de Ensino Fundamental Marieta D ambrósio and Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, located in the district center, Santa Maria/RS. Was possible to verify, through research, that the educational resource on the subject matter presents the cartographic through features animated, interactive and multimedia, enhancing student learning and meeting the needs of teachers, enabling innovation in the teaching of Geography School through digital learning materials.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização cartográficapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectSociointeracionismopor
dc.subjectCartographic literacyeng
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectSociointeractionistseng
dc.titleObjeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJApor
dc.title.alternativeLearning object: a contribution to literacy mapping for EJAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) como recurso didático de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da Cartografia na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, a investigação delineou quatro objetivos específicos: (a) analisar a alfabetização cartográfica considerando a modalidade de ensino EJA por meio da perspectiva Vygotskyana; (b) buscar a aplicabilidade da teoria Sociointeracionista como modelo pedagógico na produção e na configuração do OA; (c) validar o OA na EJA; (d) incentivar o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização cartográfica na EJA. A definição do método investigativo e das etapas metodológicas baseou-se na fenomenologia e, para o desenvolvimento do OA, seguiram-se quatro diferentes etapas: concepção, planificação, implementação e avaliação. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D ambrósio e Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, localizadas no bairro Centro, município de Santa Maria/RS. Constatou-se, através da pesquisa, que o recurso educativo em questão aborda a temática cartográfica por meio de recursos animados, interativos e multimídia, potencializando a aprendizagem dos alunos e atendendo as necessidades dos professores, viabilizando uma inovação nos processos de ensino da Geografia Escolar através de materiais didáticos digitais.por
dc.contributor.advisor1Cassol, Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745996287597257por
dc.contributor.referee1Nogueira, Ruth Emilia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6095042026143286por
dc.contributor.referee2Bezzi, Meri Lourdes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2051877280467001por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5362964357275783por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples