O estudo do lugar a partir do uso de imagens de satélites com alunos de 4ª série do ensino fundamental
Fecha
2007-03-14Metadatos
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Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para se estudar o conceito de lugar por meio das imagens de satélite. Por meio dessa proposta procurou-se ressaltar o conceito de lugar de vivência para alunos e professores e a relação do
lugar de vivência e sua inserção no espaço geográfico. Este trabalho foi desenvolvido com os alunos das quartas séries da escola de ensino fundamental Pinheiro Machado, localizada na zona oeste do município de Santa Maria/RS e os
professores que trabalham com estes alunos. Assim, foi desenvolvida uma proposta didática composta de sete etapas: diagnóstico e questionários aos alunos acerca de
seu lugar de vida, emprego da imagem CBERS 2 de Santa Maria/RS (analógica), trabalho de campo no Bairro com utilização da imagem CBERS 2 de Santa Maria/RS
(analógica), comparação do trabalho de campo em relação a imagem IKONOS II (analógica) de parte do bairro Parque Pinheiro Machado, comparação entre as imagens CBERS 2 de Santa Maria/RS, São Paulo/SP e Rio Branco/AC, utilização do
Axion 3D World Atlas e aplicação de questionários aos alunos e professores. De posse das informações obtidas constatou-se que o lugar de vivência para os alunos é a casa, dotada de distintos significados. Já, o entendimento da relação do lugar de vivência com outros lugares (inserção no espaço geográfico), está de certa forma comprometida, pois os alunos tiveram dificuldades nos exercícios referentes a esta
temática. No lugar de vida, os alunos representaram os elementos que fazem parte do seu cotidiano conforme o seu entendimento. Constatou-se que os alunos se motivaram ao utilizar as imagens de satélite e que isto favoreceu a compreensão e o reconhecimento do lugar de vivência. Infere-se dessa forma que as atividades sobre o lugar de vivência se desenvolveram com maior eficiência. Quanto aos professores,
estes apresentam algumas limitações quanto ao uso das imagens de satélite, porém possuem interesse em usar estes recursos no ensino fundamental, abrindo possibilidades para uma maior integração do uso do sensoriamento remoto com os
processos de ensino.