Tecnologias da informação e comunicação: objeto de aprendizagem como subsídio para a temática ambiental
Resumo
Atualmente educadores e educandos buscam construir o conhecimento dinamizando a aprendizagem, através de novas formas de ensinar e aprender. Procurando contribuir com o
processo de ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental e torná-lo mais dinâmico, a Geomática, por ser uma área do conhecimento que prioriza a multidisciplinariedade,
incentiva a realização de trabalhos através do uso e desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo central elaborar
um objeto de aprendizagem (OA) voltado para a Educação Ambiental, cuja temática são os resíduos sólidos domésticos. Especificamente, buscou-se: (a) subsidiar o conteúdo didático
sobre a temática ambiental, resíduos sólidos domésticos, no 4º ano do Ensino Fundamental, através de tecnologias da informação e comunicação; (b) incentivar a utilização das mídias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação inovadora, qualificada e inclusiva; e (c) oportunizar, às instituições de ensino
público, a inserção das tecnologias da informação e comunicação, através de mídias interativas como os objetos de aprendizagem (OAs). Com esse propósito, resgataram-se os
autores Wiley (2006), o qual define objeto de aprendizagem como [...] algum recurso digital que possa ser reutilizado para auxiliar na aprendizagem ; Tarouco (2003), que entende
objeto de aprendizagem [...] como qualquer recurso, suplementar ao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem [...] ; e o Institute of
Electrical and Electronics Engineers (IEEE), que os denomina como sendo [...] conteúdos multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos de aprendizagem, software instrucionais, e até pessoas, organizações ou eventos [...] . A matriz teórico-metodológica foi delineada através
de conceitos norteadores como o uso de tecnologias na educação, objeto de aprendizagem, educação ambiental, resíduos sólidos domésticos entre outros. A metodologia utilizada para construção do OA baseia-se na proposta de Bezerra (2002), a qual se constitui das seguintes etapas: levantamento de requisitos, análise e projeto, implementação, testes, implantação, avaliação e validação dos objetos de aprendizagem (OAs). O programa utilizado para a elaboração do OA proposto foi o Macromedia Flash CS3, o qual pode ser
executado em qualquer sistema operacional Windows ou Linux. Acredita-se que os objetos de aprendizagem apresentam-se como uma ferramenta de apoio pedagógico na construção dos saberes, permitindo uma aprendizagem que estimule o educando a trabalhar com problemas atuais, como a temática ambiental, entre outros conteúdos didáticos, utilizando-se de mídias. Dessa forma, ele é motivado e preparado para a vida digital, inserindo-se em formas dinâmicas de construção do conhecimento. Paralelamente, a pesquisa fornece subsídios instrucionais, buscando incentivar alunos e professores a aprender, criar, construir e reconstruir o seu conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências para utilizar os objetos de aprendizagem, tornando-se dinamizadores e incentivadores do uso de
tecnologias na educação e, especificamente, nesse trabalho, a conscientização da necessidade de conservação do meio ambiente.