As concepções sobre inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais no município de Pinhal Grande
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo identificar e compreender as concepções dos professores e alunos do ensino regular, bem como, de pais de pessoas com necessidades educacionais especiais, do Município Pinhal Grande, Estado Rio Grande do Sul, sobre a inclusão escolar dessas pessoas. Participaram deste estudo professores e alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental José Rubin Filho e da Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa e pais de pessoas com necessidades educacionais especiais. Delimitou-se a opção metodológica a uma abordagem qualitativa e como estratégia de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos apontaram que as formas de pensar dos professores sobre temas relacionados à inclusão escolar ainda estão em construção. No que se referem aos pais, os resultados indicaram que eles percebem a deficiência do filho como algo que acarreta grande sofrimento e que traz comprometimentos sociais, principalmente relacionados ao estudo e ao trabalho. Tanto a maioria dos pais, quanto a maioria dos professores entrevistados acreditam não ser possível a inclusão escolar dessas pessoas, nas atuais circunstâncias, por considerarem a escola de ensino regular despreparada para recebê-las e , no caso de pessoas com déficit cognitivo acentuado, por perceberem o seu desenvolvimento como impossível numa sala de aula de ensino regular. Quanto aos alunos entrevistados, a maioria apresentou uma opinião positiva sobre inclusão, mas também colocou em destaque o despreparo da comunidade escolar para receber estes alunos.