Os recursos geotecnológicos como possibilidade pedagógica na educação infantil
Fecha
2013-02-26Metadatos
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Este estudo trata da inserção e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e dos recursos geotecnológicos na Educação Infantil. O objetivo da pesquisa foi analisar a importância dos recursos geotecnológicos e das TIC no contexto da Educação Infantil. Especificamente, este trabalho objetivou: a) verificar se professores da área utilizam os recursos no seu cotidiano profissional; b) apresentar argumentos que justifiquem a importância do uso destes recursos para melhorar a prática pedagógica na Educação Infantil; c) propor ação pedagógica que utiliza recursos geotecnológicos para desenvolver conteúdos na Pré-Escola. Metodologicamente, o estudo partiu de pesquisa bibliográfica para identificar trabalhos já desenvolvidos na Educação Infantil e que recursos tecnológicos eram utilizados; após, aplicou-se um questionário para sete professores da rede pública de ensino que atuam na Educação Infantil, para conhecer se utilizam tecnologias no seu cotidiano pedagógico. A partir destes dados, procedeu-se uma análise argumentativa, no sentido de apresentar elementos que tratam da importância de inserir as TIC e os recursos geotecnológicos neste nível de ensino. Em relação aos trabalhos já realizados, observou-se que há professores que utilizam recursos em sala de aula como o tablet ou computador, a lousa digital e recursos geotecnológicos como a cartografia, mas essas experiências não estão restritas às escolas públicas. Dos sete professores entrevistados em Santa Maria, poucos são aqueles que utilizam algum recurso para melhorar o seu fazer pedagógico. A utilização de novos recursos é fundamental desde a educação infantil, tendo em vista que o público (crianças) já nasceu em meio às tecnologias, o que facilita a interação delas com esses e outros recursos. A grande dificuldade, para maior inserção e uso das TIC na educação, ainda é a resistência e a falta de preparo de muitos professores.