dc.contributor.advisor | Marostega, Vera Lúcia | |
dc.creator | Souza, Flávia Camargo de | |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T14:11:55Z | |
dc.date.available | 2015-08-24T14:11:55Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/959 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The proposal of this article is investigating the procedure of inclusion of deaf students
in the Inicial Education Series, in a public school in Uruguaiana. From some considerations, proposing will be a discuccion about deafness as difference, not as disabilities, as wellas the concepts that each educational approach or therapy has the deafness, deaf individual and his own language. Later, it will present an analysis of the Polical Educations Project of the school and conducted interviews with the teacher and the directive team. Finally, it will the proposed a comment about the investigation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | A inclusão do aluno surdo no ensino regular | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Uruguaiana, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD | por |
dc.description.resumo | A proposta do presente artigo é investigar como acontece em uma escola pública de Uruguaiana a inclusão de alunos surdos nas Séries Iniciais do Ensino Regular. A partir de algumas considerações, propor-se-á uma reflexão a cerca da surdez como diferença e não pelo viés da deficiência, bem como as concepções que cada abordagem educacional ou terapêutica possui da surdez, do indivíduo surdo e da própria linguagem. Posteriormente, apresentar-se-á uma análise do Projeto Político Pedagógico da escola e das entrevistas realizadas com a professora e da equipe diretiva. Propor-se-á, finalmente, uma reflexão acerca da investigação realizada. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |