Mostrar registro simples

dc.creatorVieira, Marco Aurélio
dc.date.accessioned2016-10-26
dc.date.available2016-10-26
dc.date.issued2016-08-16
dc.identifier.citationVIEIRA, Marco Aurélio. PLANNING OF PUBLIC SPENDING: THE CASE OF EDUCATIONAL DEPARTMENTS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF SANTA MARIA. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9630
dc.description.abstractThe central theme of the work is directly related to the planning of public expenditure under the Federal University of Santa Maria, as an instrument of management and support tool for decision making. This study aimed to explain how is the planning and budget management of public expenditure by the managers of the Federal University of Santa Maria, specifically on the campus of Palmeira das Missões. The methodological procedures were case descriptive and exploratory study, with qualitative approach. Semi-structured interviews were applied to the heads of teaching departments, manager and accountant campus Palmeira das Missões. Besides the interviews, the on-site observation and documents were used as a support for the analysis and discussion of results. The results of the study show that planning is mainly the gathering of information concerning the priorities and demands. They stand out in managing the implementation of the expenditure observed in the subdivision: daily, passages, consumption and permanent; and finally, control occurs in a personal and informal way through spreadsheets, and also formally in charge of the specific sector. The budget management has proven dependent and restricted resources available to departments, getting the boss with little autonomy management. In addition, there is also the greater emphasis of the department heads in budget management with respect to planning and control, due to institutional procedures and aspects of legal proceedings. Based on these results, it is concluded that there is no documented planning and formalized in public spending in departments, the heads are used individual knowledge to the actions to plan spending.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectDespesa públicapor
dc.subjectControlepor
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectPublic spendingeng
dc.subjectControleng
dc.titlePlanejamento dos gastos públicos: o caso dos departamentos didáticos da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativePlanning of public spending: the case of educational departments of the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO tema central do trabalho está relacionado diretamente ao planejamento das despesas públicas no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, enquanto instrumento de gestão e ferramenta de auxílio para tomadas de decisões. O presente estudo teve como objetivo geral explicitar como ocorre o planejamento e o gerenciamento orçamentário das despesas públicas pelos gestores da Universidade Federal de Santa Maria, especificamente no Campus de Palmeira das Missões. Os procedimentos metodológicos foram de estudo de caso do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos chefes de departamentos didáticos, gestor e contador do Campus Palmeira das Missões. Além das entrevistas, a observação in loco e documentos foram utilizados como suporte para a análise e discussão dos resultados. Os resultados do estudo demonstraram que o planejamento ocorre principalmente pelo levantamento das informações referente às prioridades e demandas; destacam-se no gerenciamento a execução da despesa observando a subdivisão em: diárias, passagens, consumo e permanente; por fim, o controle ocorre de maneira pessoal e informal através de planilhas, e também de maneira formal a cargo do setor específico. O gerenciamento orçamentário se mostrou dependente e restrito aos recursos disponibilizados aos departamentos, ficando o chefe com pouca autonomia de gestão. Além disso, destaca-se também, a maior ênfase dos chefes de departamentos no gerenciamento orçamentário em relação ao planejamento, em virtude de trâmites institucionais e aspectos dos procedimentos legais. Com base nos resultados encontrados, conclui-se que não existe um planejamento documentado e formalizado nos gastos públicos nos departamentos, os chefes utilizam-se do conhecimento individual adquirido para as ações de planejar os gastos.por
dc.contributor.advisor1Lock, Fernando do Nascimento
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686360543910884por
dc.contributor.referee1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.contributor.referee2Marquetto, Rut Maria Friedrich
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9951615604911621por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7165595144201604por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples