Análise do plano de permanência de estudantes da Universidade Federal do Pampa
Fecha
2016-08-15Metadatos
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Considerando o advento e a ampliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e
sua exigência quanto à fixação de mecanismos de acompanhamento e avaliação pelas universidades
federais, esta pesquisa tem por temática as ações subsidiadas pela política de assistência estudantil.
Assim, este estudo teve como objetivo analisar as ações realizadas no Plano de Permanência da
UNIPAMPA em termos de promover resultados quanto à permanência, evasão, retenção e conclusão
dos alunos da instituição. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com uma abordagem qualiquantitativa,
e de caráter exploratório-descritivo, com as seguintes fontes de evidências: pesquisa
bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e questionário. O instrumento de coleta
foi estruturado com base em cada sujeito da pesquisa: beneficiários do Plano de Permanência da
UNIPAMPA no período 2009-2015 (alunos regulares e egressos); Pró-Reitores de assistência
estudantil (ou equivalentes) das IFES; Pró-Reitores de Graduação e de Assistência Estudantil da
UNIPAMPA; e representantes dos NuDEs, que são os setores responsáveis pela materialização das
ações de assistência estudantil na IFE estudada. Em relação aos estudantes beneficiários do Plano
de Permanência, obteve-se 543 participações, superando a amostra mínima calculada (367 alunos)
para a população definida (4.478 alunos), sendo que foram disparados em torno de 4.605 emails. Os
questionários relativos aos gestores de assistência estudantil foram enviados às 63 IFES brasileiras,
obtendo-se 14 retornos, incluindo da UNIPAMPA. Não houve retorno da Pró-Reitoria de Graduação
da IFE estudada. Obteve-se 8 respostas de profissionais dos NuDEs. A análise dos dados foi
realizada por meio de estatística descritiva e pelo método de Análise de Conteúdo, partindo-se para
as conclusões. Como resultados, verificou-se que não foram encontradas informações nos sites ou
estas foram insuficientes sobre a forma com que as IFES avaliam suas ações de permanência, com
vistas ao cumprimento do Decreto 7234/2010-PNAES, no que tange ao seu Artigo 5º, que estabelece
que cabe às instituições federais de ensino superior fixar mecanismos de acompanhamento e
avaliação do PNAES . Os resultados indicam que as ações realizadas no Plano de Permanência
contribuem para promover resultados quanto à permanência e ao sucesso acadêmico dos alunos,
mas não são os únicos fatores a serem considerados pela gestão. Concluiu-se que as IFES estão
avançando na implementação de mecanismos para acompanhar e avaliar a execução do PNAES.