dc.contributor.advisor | Damilano, José Luiz Padilha | |
dc.creator | Lucas, Leni Santiago | |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T19:14:49Z | |
dc.date.available | 2015-08-24T19:14:49Z | |
dc.date.issued | 2010-12-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/965 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD , RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Alternativas metodológicas | por |
dc.title | Escolarização inclusiva: construindo uma sociedade para todos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo monográfico busca evidenciar uma educação inclusiva a fim de construir uma sociedade para todos, salientando que para tanto é preciso estudo, discussão, relatos, vivências de educadores e demais interessados na escolarização de alunos com necessidades especiais, para fundamentar os procedimentos pedagógicos. Levanta-se o questionamento sobre quais as possibilidades de desenvolvimento de alunos com déficit cognitivo, em classe regular de ensino. Tendo em vista este questionamento considera-se que um dos pontos essenciais para efetivação do processo de educação inclusiva deste aluno, refere-se à diversidade na educação. Adotou-se como metodologia uma pesquisa de abordagem qualitativa que se valeu de pesquisa bibliográfica para a sua realização. O artigo encontra-se dividido em três subtítulos, sendo o primeiro uma incursão de como conviver com as diferenças, depois alguns conhecimentos importantes sobre a caracterização do déficit cognitivo, seguido de algumas sugestões de alternativas metodológicas para alunos com déficit cógnito. Ainda dentro deste subtítulo, trata-se da questão do professor e sua formação para trabalhar com alunos com necessidades especiais na escola regular de ensino. No trabalho foram abordados aspectos referentes à escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola regular de ensino. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |