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dc.creatorKuczkowski, Claudio
dc.date.accessioned2007-11-23
dc.date.available2007-11-23
dc.date.issued2007-07-16
dc.identifier.citationKUCZKOWSKI, Claudio. THE CENTER OF LATIN-AMERICAN STUDIES OF THE UNIVERSITY OF WARSAW AND ITS IMPORTANCE FOR THE THEME OF THE INTEGRATION IN LATIN AMERICA. 2007. 159 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9678
dc.description.abstractThe Center of Latin-American Studies of the University of Warsaw and its importance for the theme of the integration in Latin America are demonstrated starting from two different points of view: first, for the present time of the discussions around the integration and, second, for the need of organisms producing of scientific information about the relationship processes and Latin-American integration. Starting from that, the analysis agreed the Latin-American integration describing and characterizing the process. In the second moment, it is studied the institutional process of the Academic Centers of Research, analyzing the transformations, directions and general perspectives. After, it turn about the constitution of a concept of Latin-Americanism, the understanding of the adopted roads (orientations and thematic options) for the reach of the objectives projected in each academically space. Finally, the relationship is approached between CESLA and the Latin-American integration, reminding the conditions of creation of the Center and the social functions of the University, to which is linked. The methodology is used of primary sources, such as the creation documents and operation of CESLA and the existent agreements between this and the several Latin-American research centers, supporting this research. At the same time, the secondary sources, also of great relevance, they are the Polish bibliographical production and Latin-American on the main object of the research and interviews with government authorities and/or intellectuals of the two areas, as foundation that the different social agents posture on the theme is historical source of solid relevance. To conclude, it is assumed that an unanimous posture no exists in CESLA about the relationships and the Latin-American integration, including own intellectuals in Latin America. The variety of centers and objectives, the economical and political subjects around the creation and maintenance of the centers, the external influences in the result, the non use of the researches and the preexistence of some facilitators for the initiation of the centers do each one possesses unique characteristics, own to a specific reality, without losing the contact with the general context. In this context, CESLA appears as connection mechanism between the production and the use of the scientific knowledge, presenting possible sceneries, forming attitude and introducing a perspective of universalization of the knowledge, vectors capable to explain the current mentality exchanges.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntegração latino-americanapor
dc.subjectInstituições de pesquisapor
dc.subjectInstitucionalização do conhecimentopor
dc.subjectLatin american integrationeng
dc.subjectInstitutions of researcheng
dc.subjectInstitutionalization of the knowledgeeng
dc.titleO CENTRO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS DA UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O TEMA DA INTEGRAÇÃO NA AMÉRICA LATINApor
dc.title.alternativeTHE CENTER OF LATIN-AMERICAN STUDIES OF THE UNIVERSITY OF WARSAW AND ITS IMPORTANCE FOR THE THEME OF THE INTEGRATION IN LATIN AMERICAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Varsóvia e sua importância para o tema da integração na América Latina demonstra-se a partir de dois vieses diferentes: no primeiro, pela atualidade das discussões em torno da integração e, no segundo, pela necessidade de organismos produtores de informação científica sobre os processos de relação e integração latino-americana. A partir disso, estrutura-se a análise firmando posição frente à integração latino-americana ao conceituar e caracterizar o processo. No segundo momento, estuda-se o processo de institucionalização dos Centros Acadêmicos de Pesquisa, analisando as transformações, direções e perspectivas gerais. Após, versa-se sobre a constituição de um conceito de latino-americanismo, a compreensão dos caminhos adotados (princípios norteadores e opções temáticas) para o alcance dos objetivos projetados em cada espaço universitário. Finalmente, aborda-se a relação entre o CESLA e a integração latino-americana, lembrando as condições de criação do Centro e as funções sociais da Universidade, à qual está ligado. A metodologia utiliza-se de fontes primárias, tais como os documentos de criação e funcionamento do CESLA e os convênios existentes entre este e os diversos centros de pesquisa latino-americanos, compondo base a esta pesquisa. Ao mesmo tempo, as fontes secundárias, também de grande relevância, é a produção bibliográfica polonesa e a latinoamericana sobre o objeto principal da pesquisa e entrevistas com autoridades governamentais e/ou intelectuais das duas regiões, como fundamento de que a postura de diferentes agentes sociais sobre o tema é fonte histórica de sólida relevância. Ao concluir, assume-se que inexiste uma postura unânime no CESLA sobre as relações e a integração latino-americana, bem como entre os próprios intelectuais na América Latina. A variedade de centros e objetivos, as questões econômicas e políticas em torno da criação e manutenção dos centros, as influências externas no resultado, a não utilização das pesquisas e a pré-existência de alguns facilitadores para a iniciação dos centros fazem com que cada qual possua características únicas, próprias a uma realidade específica, sem perder o contato com as condições gerais. Neste contexto, o CESLA aparece como mecanismo de conexão entre a produção e a utilização do conhecimento científico, apresentando cenários possíveis, formando atitude e introduzindo uma perspectiva de universalização do conhecimento, vetores capazes de explicar os atuais câmbios de mentalidade.por
dc.contributor.advisor1Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784831H9por
dc.contributor.referee1Araujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783186E2por
dc.contributor.referee2Lemos, Maria Teresa Toribio Brittes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783209T6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4223303T8por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentDireitopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Integração Latino-Americanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor


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