Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorBraga, Liza Rênia de Azevedo
dc.date.accessioned2015-08-24T20:12:59Z
dc.date.available2015-08-24T20:12:59Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/967
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe issue of inclusion of people with special educational needs in various social sectors has been widely discussed in recent decades and, as a matter of great importance, remains an area of much debate and research. The before theme of the educational Inclusion and with educative institution are prepared for really inclusion, attending the diversity, the present study objective about the process of school and the social inclusion of the people with special educational. With of objective going to are hang studies about history of the Inclusion process and diversities with characterized the special educational needs, proposing reflections about the docent form and for transformation the school for implementation the Inclusion. The work realized before bibliography investigation with diverse authors that reverend the investigation. The inclusion of people with special educational needs is currently a challenge because it is a slow process and requires the involvement and responsibility of the whole society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão educacionalpor
dc.subjectProcesso de escolarizaçãopor
dc.subjectAlunos com necessidades educacionais especiaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInstituições educativaspor
dc.titleInclusão educacional: caminhos trilhados para o processo de escolarizaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Lagamar, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA temática da Inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nos mais diversos segmentos sociais tem sido amplamente discutida nas últimas décadas e, como assunto de grande relevância, continua sendo uma área de muitos debates e pesquisas. Diante da temática da Inclusão Educacional e da necessidade de que as instituições educativas estejam preparadas para realmente incluir atendendo a diversidade, a presente pesquisa objetiva estudar sobre o processo de escolarização e de Inclusão social dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com tal objetivo geral, serão enfocados estudos específicos sobre o histórico do processo de Inclusão educacional e as diversidades que caracterizam as necessidades educacionais especiais, propondo reflexões sobre a formação docente e ainda sobre a necessidade de transformação das instituições educativas para implementação da Inclusão. O trabalho foi realizado mediante a pesquisa bibliográfica, trazendo a tona, autores diversos que com suas contribuições referendam a pesquisa. A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais é atualmente um desafio, tendo em vista ser este, um processo lento e que necessita do envolvimento e responsabilidade de toda a sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples