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dc.creatorVargas, Rejane Maria Arce
dc.date.accessioned2008-04-14
dc.date.available2008-04-14
dc.date.issued2008-03-03
dc.identifier.citationVARGAS, Rejane Maria Arce. Bridge to becoming: a journey through discursive knowledges. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9775
dc.description.abstractIn our research, we propose a reflection about subjectivation process in what it concerns the notion of resistance related to discourse in the Nova Santa Marta community, in Santa Maria, RS, a farm occupied in 1991 by a group of families organized by Movimento Nacional de Luta pela Moradia. The corpus comprises texts of students of Escola Marista Santa Marta, the first educational institution to be set in the occupancy; pictures of the community taken by the students; interviews with the local leader of the social movement and an institutional video of the school. These texts, organized around the discourse of social mobilization, were analyzed in order to bring to light the historicity of this discourse by observing its functioning and the way it circulates. Our focus is the designation bridge , recurrence strongly highlighted in a group of texts, analyzed as a symptom of something else . Above all, our interest was the way of thinking about the language according to the political implications which are present on the linguistic materiality, bringing key concepts of Discourse Analysis of French-Brazilian orientation, which are linked to the movements of the subjects and discourses in face of social urgencies. Thus, the analytical hearing we have done permitted us to (re)think the concepts of discursive formation, class struggle and resistance, in the emergency of fluid identities face to weakness of the State as a totalitarian center, showing that the resistance is not a vector of the discourse which can happen to instate singularities in a speedy time and space, but which claims for a significant intervention of linked metaphors in behalf of new subjective strategies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectLuta de classespor
dc.subjectFormação discursivapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectClass struggleeng
dc.subjectDiscursive formationeng
dc.subjectResistanceeng
dc.titlePonte para o devir: um trajeto por entre saberes discursivospor
dc.title.alternativeBridge to becoming: a journey through discursive knowledgeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho, buscamos refletir acerca do processo de subjetivação respeitante à noção de resistência com referência à constituição do discurso formulado na comunidade Nova Santa Marta, em Santa Maria (RS), antiga fazenda ocupada em 1991, por um grupo de famílias organizadas pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia MNLM. O corpus é compreendido por: produções textuais de alunos da Escola Marista Santa Marta, primeira instituição escolar a se estabelecer na ocupação; fotos da comunidade feitas pelos alunos; entrevistas com líder local do MNLM e vídeo institucional da Escola e Centro Social Marista. Essas textualidades, organizadas em torno do discurso de mobilização social, são analisadas com o objetivo de trazer à tona a historicidade desse discurso, observando-se seu funcionamento e modo de circular. Nossa atenção se volta mais detidamente sobre a designação ponte , recorrência fortemente marcada em um grupo de textos, a qual analisamos como sintoma de algo de outra ordem . Sobretudo, nosso interesse é o de pensar a língua em consonância ao político que incide na materialidade lingüística, fazendo intervir conceitos-chave da Análise de Discurso de orientaçãofranco- brasileira que estão atrelados aos movimentos dos sujeitos e dos discursos face às urgências sociais. Desse modo, a escuta analítica empreendida permitiu que (re)pensássemos os conceitos de formação discursiva, luta de classes e resistência, na emergência de identidades fluidas mediante ao esvanecimento do Estado como centro totalizante, apontando que a resistência desvinculante não é vetor de um discurso que possa vir a instaurar singularidades frente a um tempo e espaço de velocidade, mas reclama por uma intervenção significante de metáforas vinculantes em benefício de novas estratégias subjetivas.por
dc.contributor.advisor1Scherer, Amanda Eloina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683532681929143por
dc.contributor.referee1Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907455690392249por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8073991639337273por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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