Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorDelatorre, Catia Silene
dc.date.accessioned2015-08-26T12:42:52Z
dc.date.available2015-08-26T12:42:52Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/979
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractActualmente se enfrentan desafios con el fin de hacer una transformación continua de la gestión escolar. Estas mutaciones se enfrentan a diferentes intereses. Por un lado, los que quieren continuar con una propuesta educativa neoliberal hegemónica de globalización y con una democratización falsa; y el otro, los que tratan de construir un nuevo paradigma: la emancipación, embazada en la realidad social y la ubicación del estudiante, preocupada con la formación de seres capaces de construir su propia historia, principios y valores, conscientes de su papel en la sociedad. En este contexto, el objetivo fue estudiar cómo funciona la construcción de la gestión democrática en el trama escolar multicultural. La investigación tiene un enfoque cualitativo, que se caracteriza como un estudio de caso. Los datos fueron recolectados en una institución educativa pública en la ciudad de São José das Missões/RS, donde se distribuyeron doce (12) cuestionarios, a los participantes del estudio: equipo gestora (2) maestros (4), (2), padres (2) y estudiantes (2). La investigación reveló que la escuela en cuestión se basa en una gestión escolar democrática y multicultural impregnada por la comunidad, ofreciendo posibilidades de encontrar maneras de satisfacer las expectativas de la sociedad sobre el desempeño de la escuela, lo que demuestra que la cooperación es esencial en el diseño de las relaciones más complejas y de la socialización democrática de las diferencias en este contexto.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestores escolarespor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.titleA construção da gestão democrática no contexto escolar multiculturalpor
dc.title.alternativeLa construcción de la gestión democrática en el contexto de la escuela multiculturales
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente desafios são enfrentados com o intuito de efetuar uma transformação contínua acerca da gestão escolar. Essas mutações se confrontam com diferentes interesses. De um lado, os que querem continuar com uma educação hegemônica globalizadora e neoliberal, com propostas de uma falsa democratização; e de outro, os que buscam a construção de um novo paradigma: o emancipatório, voltado à realidade social e local do educando, preocupados com a formação de seres capazes de construir sua própria história, de princípios e valores, conscientes de seu papel na sociedade. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi conhecer como ocorre a construção da gestão democrática na conjuntura escolar multicultural. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. O levantamento dos dados ocorreu em uma instituição de ensino estadual, no município de São José das Missões/RS, onde foram distribuidos doze (12) questionários, tendo como participantes do estudo equipe gestora (2), professores (4), funcionários (2), pais (2) e educandos (2). A pesquisa revelou que a escola em questão é embasada numa gestão escolar democrática e multicultural permeada na coletividade, possibilitando chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola, demonstrando que a cooperação é imprescindível no desígnio de estabelecer relações mais complexas, democráticas e na socialização das diferenças nesse contexto.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples