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dc.creatorFernandes, Adriana
dc.date.accessioned2011-10-07
dc.date.available2011-10-07
dc.date.issued2011-03-04
dc.identifier.citationFERNANDES, Adriana. THE CONSTITUTION OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING BY TRACKING OFFICIAL DOCUMENTS IN RIO GRANDE DO SUL: KNOWLEDGE AND PERSPECTIVES. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9851
dc.description.abstractThis study investigates the current process and structure of Portuguese Language teaching in the state of Rio Grande do Sul, based on three official documents published in the 1990‟s and in the first decade of the 21st century, in order to identify which guidelines have been adopted through official channels for the purposes of teaching. Besides this main objective, we looked for specific objectives: identifying the context and the conditions of production in which these documents are inserted; understanding its theoretical and methodological basis and the conceptions of langue, language and language teaching advocated in the texts; verifying how the discursive voices which organize such discourse articulate; knowing what dialogic relations these texts hold among themselves; investigating what image of the Portuguese teacher is built by the official voice. In order to make this research, we based our theoretical and methodological presuppositions on studies of the Bakhtin Circle. In the speeches found within each document, it was possible to conclude, in general, that the guidelines for teaching Portuguese are based on the social interaction approach for langue and language, and on a teaching method focused on these conceptions, thus distinguishing this method from a traditional concept of this teaching. It was also possible to conclude that this orientation is guided mainly by economical, social and political purposes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectDocumentos oficiaispor
dc.subjectRelações dialógicaspor
dc.subjectPortuguese language teachingeng
dc.subjectOfficial documentseng
dc.subjectDialogic relationseng
dc.titleA constituição do ensino de língua portuguesa na trilha de documentos oficiais do Rio Grande do Sul: conhecimento e perspectivaspor
dc.title.alternativeThe constitution of portuguese language teaching by tracking official documents in Rio Grande do Sul: knowledge and perspectiveseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo investiga o processo de constituição do ensino de Língua Portuguesa, no Estado do Rio Grande do Sul, tomando por base três documentos oficiais, publicados na década de 1990 e primeira década do século XXI, na tentativa de conhecer que orientação tem sido dada a esse ensino pela via oficial. Além desse objetivo geral, procuramos atingir alguns objetivos específicos: identificar o contexto e as condições de produção em que esses documentos se inserem; depreender suas bases teórico-metodológicas e as concepções de língua, linguagem e ensino de língua defendidas nos textos; verificar como se articulam as vozes discursivas que organizam esse discurso; conhecer que relações dialógicas esses textos mantêm entre si; investigar que imagem do professor de Língua Portuguesa é construída pela voz oficial. Para a realização da pesquisa, nos ancoramos nos pressupostos teórico-metodológicos delineados pelos estudos do Círculo de Bakhtin. No entrecruzamento dos discursos produzidos em cada documento, foi possível concluir, de forma geral, que a orientação do ensino de Língua Portuguesa se baseia na concepção de língua e linguagem de abordagem sócio-interacionista, e num ensino de língua calcado nessas concepções, afastando, desse modo, uma concepção tradicional desse ensino; foi possível concluir também que essa orientação se pauta por (e principalmente) propósitos políticos, sociais e econômicos.por
dc.contributor.advisor1Angelo, Graziela Lucci de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609852805557412por
dc.contributor.referee1Dornelles, Clara Zeni Camargo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8907950516727239por
dc.contributor.referee2Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907455690392249por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7280548344494336por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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