Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Nina Rosa Licht
dc.date.accessioned2012-04-23
dc.date.available2012-04-23
dc.date.issued2012-03-09
dc.identifier.citationRODRIGUES, Nina Rosa Licht. THE FORMATION OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING IN INTRODUCTORY TEXTS OF TEXTBOOKS FROM 1960 TO 1980. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9857
dc.description.abstractThe current dissertation paper has as aim to investigate the responsive attitudes from the authors upon Portuguese teaching and language studies in introductory texts from Portuguese textbooks in the 1960s, 1970s and 1980s. We consider, as methodological and theoretical framework, the social-historic theory, such as developed by Bakhtin Circle. The statements were described, analyzed and interpreted taking into account the social and historical moment in which the authors words were constructed and the dialogical relations, that are meaning relations. From the analyses done and the dialogical relations established, we identified more similarity to the traditional discourse on language teaching rather than distinction, demonstrating that the majority of the authors follow the tradition of language studies; except in the statements from the 1980s, in which the author do not fit in this teaching and language study. We noticed also that each statement follows the stabilization and hegemony movement, over time, after beginning the gradual incorporation of discourses from Linguistics science until reaching a specific historical moment, in which proposals and practices of traditional teaching exclusion intensify themselves and gain expressioneng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectTextos de apresentaçãopor
dc.subjectAtitude responsivapor
dc.subjectRelações dialógicaspor
dc.subjectPortuguese language teachingeng
dc.subjectIntroductory textseng
dc.subjectResponsive attitudeeng
dc.subjectDialogical relationseng
dc.titleA constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980por
dc.title.alternativeThe formation of portuguese language teaching in introductory texts of textbooks from 1960 to 1980eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho de dissertação tem por objetivo investigar as atitudes responsivas dos autores sobre o ensino de português e sobre os estudos da linguagem em textos de apresentação de livros didáticos de português dos anos 1960, 1970 e 1980. Consideramos, como sustentação teórica e metodológica, a teoria sócio-histórica, tal como desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin. Os enunciados foram descritos, analisados e interpretados levando em consideração o momento histórico e social em que os dizeres dos autores foram construídos e as relações dialógicas, que são relações de sentido. Das análises feitas e das relações dialógicas estabelecidas, identificamos mais pontos de aproximação ao discurso da tradição sobre o ensino de língua do que de afastamento, o que demonstra que a maioria dos autores filia-se à tradição dos estudos da linguagem; com exceção aos enunciados dos anos 1980, em que a autora não se filia a esse ensino e estudo de linguagem. Observamos também que cada enunciado acompanha o movimento de estabilização e hegemonia, ao longo dos tempos, dos estudos tradicionais, depois parte para a incorporação, gradativa, de discursos da ciência linguística até culminar num determinado momento histórico em que propostas e práticas de exclusão do ensino tradicional se intensificam e ganham expressividade.por
dc.contributor.advisor1Angelo, Graziela Lucci de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609852805557412por
dc.contributor.referee1Pires, Vera Lucia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208471526559153por
dc.contributor.referee2Sturza, Eliana Rosa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356872087811361por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8040355480762103por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples