As representações de escrita do professor de português do ensino fundamental
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2004-05-27Metadatos
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Este trabalho teve como objetivo a análise das representações de escrita das Professoras de Português do Ensino Fundamental participantes do Projeto Práticas de Ensino de Português. Para tanto, fez-se uso da perspectiva sociointeracionista dos estudos da linguagem, pautada, principalmente, nos escritos de Vygotsky (1995, 1998a, 1998b) e Bakhtin (1992, 1995) em que a linguagem e, portanto, a escrita é entendida como um processo interativo, social, histórico e dialógico. Com relação ao estudo das representações, esse foi feito levando-se em conta os escritos, entre outros, de Jodelet (2001), Mynaio (2000) e Semin(2001). A metodologia do trabalho, por sua vez, foi fundamentada a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, constituindo um estudo do tipo etnográfico (Erickson, 1990). A partir das interações das reuniões do projeto e dos textos escritos pelas professoras, foi possível buscar o resgate da história da escrita das professoras, como também a construção das representações de escrita que elas sustentam. A organização do material possibilitou a criação de duas categorias de análise: A categoria 1 A memória da escrita que foi dividida em três subcategorias, a saber, A escrita no primeiro grau; A escrita no segundo grau e A escrita na Universidade e a categoria 2 O professor e a escrita que foi dividida, também, em três subcategorias, a saber, A escrita do Professor de Português; O ensino da escrita e A escrita no/para o grupo. Essas categorias foram divididas em subcategorias e, em cada subcategoria, foram produzidas asserções empíricas, representativas dos relatos das professoras em relação à escrita. Como resultado das análises, ficou evidenciada a forte influência exercida pelas internalizações sobre a escrita efetuadas durante o período escolar das professoras, como também, a forte pressão pelas representações de professor e de escrita a partir das quais essas professoras se pensam. Nesse sentido, os resultados obtidos permitem verificar que a análise das representações de escrita pressupõe a análise da relação estabelecida, social e ideologicamente, do sujeito (o professor de português, no caso da presente pesquisa) com o objeto (a escrita).