Mostrar registro simples

dc.creatorRocha, Michele Mendes
dc.date.accessioned2013-03-22
dc.date.available2013-03-22
dc.date.issued2012-03-08
dc.identifier.citationROCHA, Michele Mendes. LIÇÕES DO RIO GRANDE: AN ANALYSIS OF TEACHING WORK. 2012. 725 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9879
dc.description.abstractWork in our society is placed as a central activity of human existence. Thus, it is within the work that the action is more intense, according to Bronckart (2008). Therefore, in order to understand the work of a teacher, it is necessary to understand his/her actions represented in the texts which are produced in the work situations, as well as in the texts about such work. In this context, the aim of this research is to investigate which is the role of the teacher in the material of the proposal of the State Curricular Reference of the Project Lições do Rio Grande. Although this material is not presented as a ―textbook‖, it is possible to verify a prescriptive quality in it. In order to do the aforementioned analysis, I show at first, the theoreticalmethodological references of the table of the Socio-Discursive Interactionism (SDI), which attribute to the language and to the action a central role in the human development. Secondly, I describe a historical overview of the concepts of Work in social terms and of the concepts of the teacher work, which place the problematic of this research into the current studies. And to identify the interpreting categories of action in Lições do Rio Grande, I use the methodological procedures of the analysis of the SDI, which follows this orientation: identification of the context of production and the analysis of the three levels of the analysis: Organizational, Enunciation and Semantics. Finally, I present some considerations about the results and conclusions that were obtained from the extract of the corpus that was analyzed in this study. This research allowed me to conjecture still not conclusively that the material of the Project Lições do Rio Grande approaches the proposals of curricular modernization of other States. This is so, because the analysis of this material points to the fact that the teacher is an ―agent‖, not having his/her own intentions, motivations and capacities, whereas the material of the Project Lições do Rio Grande appears as the ―actor‖, the responsible for the teaching work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectElementos constitutivospor
dc.subjectLições do Rio Grandepor
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectConstitutive elementseng
dc.subjectLições do Rio Grandeeng
dc.subjectSocio-discursive Interactionismeng
dc.titleLições do Rio Grande: uma análise do trabalho docentepor
dc.title.alternativeLições do Rio Grande: an analysis of teaching workeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho em nossa sociedade é colocado como atividade central da existência humana. Logo, é no trabalho que o agir se mostra de forma mais intensa, segundo Bronckart (2008). Desse modo, para compreender o trabalho do professor, é preciso que compreendamos suas ações representadas nos textos produzidos tanto nas situações de trabalho, bem como em textos sobre tal trabalho. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar qual é o papel atribuído ao professor no material da proposta do Referencial Curricular Estadual do Projeto Lições do Rio Grande. Muito embora esse material não se apresente como um ―livro didático‖ é possível verificar nele um caráter prescritivo. No intuito de fazer a análise proposta, apresento, primeiramente, os pressupostos teórico-metodológicos do quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que atribui à linguagem e ao agir um papel central no desenvolvimento humano. Em um segundo momento, traço um panorama histórico dos conceitos de Trabalho em termos sociais e dos conceitos de trabalho do professor, que situam a problemática desta pesquisa dentro dos estudos atuais. E para identificar as categorias interpretativas do agir no Lições do Rio Grande, lanço mão dos procedimentos metodológicos de análise do ISD, que segue a seguinte orientação: levantamento do contexto de produção e o exame dos três níveis de análise Organizacional, Enunciativo e Semântico. Por fim, apresento as considerações acerca dos resultados e das conclusões, obtidos diante do recorte do corpus examinado ao longo deste trabalho. Esta pesquisa permitiu-me chegar à conclusão, não definitiva, de que o material do Projeto Lições do Rio Grande aproxima-se às propostas de renovação curricular de outros Estados. Além disso, a análise desse material aponta que o professor é um ―agente‖, não tendo intenções, motivos e capacidades próprias, enquanto que o material do Projeto Lições do Rio Grande apresenta-se como o ―ator‖, o responsável pelo trabalho docente.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Marcia Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798036P1por
dc.contributor.referee1Méa, Célia Helena de Pelegrini Della
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778647T3por
dc.contributor.referee2Marchesan, Maria Tereza Nunes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794805Y6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9387156341619124por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples