Representações do trabalho docente de professores de língua portuguesa em formação
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2014-07-17Metadatos
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Esta pesquisa discute o trabalho docente na perspectiva da Interacionismo
Sociodiscursivo ISD (BRONCKART, 2009) e analisa as representações sobre a
atividade educacional de acadêmicos concluintes do curso de Letras de uma
Universidade Pública do interior do estado do RS. A sustentação teórica tem base
no quadro do ISD, em especial, na vertente que discute o trabalho do professor
(BRONCKART; MACHADO, 2004; 2009), bem como a metodologia segue os
pressupostos de análise do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO,
2004, 2009; MACHADO; BRONCKART, 2004, 2009) e examina excertos de um
corpus, cuja fonte são textos produzidos por seis acadêmicos, em situação de
entrevista, do 8º semestre do Curso. A análise e discussão dos resultados incidem
sobre os conteúdos temáticos dos referidos textos em relação à escolha do Curso; o
desejo de ser professor; o ser professor e o ensino como trabalho. Os resultados
indicam que o ingresso no graduação em Letras deu-se não com o intuito de ser
professor de Língua Portuguesa e/ou Literatura e em relação ao ser professor , a
representação que mais se destaca é aquela que coloca o docente como o agente
do processo de ensino/aprendizagem e as representações apresentadas de ensino
como trabalho aparecem, ainda, bastante limitadas.