dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Martins, Ana Lúcia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-09-01T14:29:48Z | |
dc.date.available | 2015-09-01T14:29:48Z | |
dc.date.issued | 2007-11 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/996 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The paper initially make a discussion about the work of literature child
Cinderella Surda, as in Pounds, showing also that there is a line that suggests the
presentation of a different character.
Since the paths of the search perpassam by analysis of their narratives, their
characters, their language, and the relationship between the text of the socio-cultural.
Bringing interesting thoughts on the subject, where demand show the social
representations and the marks of deaf culture of the past that are still rooted in
inculcadas in speeches of deafness, deaf as representations of the mad, stupid, sick
and disabled, who can not be erased, but lead us to believe that can be modified. Only
thus the deafness can be seen as a different culture, where they interact with the world
from a visual experience, and its instrument of communication to the language of
signals and arise the need of deaf have access to artifacts such as this, in its language,
the language of signs, for access to knowledge, literacy and culture, giving a new look
to some of these subjects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Cultura surda | por |
dc.subject | Literatura surda | por |
dc.subject | Língua de sinais | por |
dc.title | Cinderela surda: marcas da cultura surda | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Uruguaiana, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo objetiva inicialmente fazer uma discussão acerca da obra de literatura infantil Cinderela Surda, na versão em Libras, mostrando também a existência de uma linha que propõe a apresentação de um personagem diferente. Sendo que os caminhos da pesquisa perpassam pela análise das suas narrativas, dos seus personagens, da sua linguagem, e a relação do texto entre o contexto sócio-cultural. Trazendo reflexões interessantes sobre o tema, onde se procura mostrar as representações sociais e as marcas da cultura surda do passado que ainda estão
arraigadas e inculcadas nos discursos da surdez, das representações dos surdos como loucos, idiotas, doentes e deficientes, que não podem ser apagadas, mas nos levam a acreditar que podem ser modificadas. Somente assim a surdez poderá ser vista como uma cultura diferente, onde estes interagem com o mundo a partir de uma experiência visual, sendo o seu instrumento de comunicação à língua de sinais, surgindo à necessidade dos surdos terem acesso a artefatos como este, na sua língua, a língua de sinais, para o acesso ao conhecimento, letramento e a sua cultura, possibilitando um novo olhar a cerca destes sujeitos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |