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dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorMartins, Ana Lúcia dos Santos
dc.date.accessioned2015-09-01T14:29:48Z
dc.date.available2015-09-01T14:29:48Z
dc.date.issued2007-11
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/996
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe paper initially make a discussion about the work of literature child Cinderella Surda, as in Pounds, showing also that there is a line that suggests the presentation of a different character. Since the paths of the search perpassam by analysis of their narratives, their characters, their language, and the relationship between the text of the socio-cultural. Bringing interesting thoughts on the subject, where demand show the social representations and the marks of deaf culture of the past that are still rooted in inculcadas in speeches of deafness, deaf as representations of the mad, stupid, sick and disabled, who can not be erased, but lead us to believe that can be modified. Only thus the deafness can be seen as a different culture, where they interact with the world from a visual experience, and its instrument of communication to the language of signals and arise the need of deaf have access to artifacts such as this, in its language, the language of signs, for access to knowledge, literacy and culture, giving a new look to some of these subjects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectCultura surdapor
dc.subjectLiteratura surdapor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.titleCinderela surda: marcas da cultura surdapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Uruguaiana, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - EaDpor
dc.description.resumoO artigo objetiva inicialmente fazer uma discussão acerca da obra de literatura infantil Cinderela Surda, na versão em Libras, mostrando também a existência de uma linha que propõe a apresentação de um personagem diferente. Sendo que os caminhos da pesquisa perpassam pela análise das suas narrativas, dos seus personagens, da sua linguagem, e a relação do texto entre o contexto sócio-cultural. Trazendo reflexões interessantes sobre o tema, onde se procura mostrar as representações sociais e as marcas da cultura surda do passado que ainda estão arraigadas e inculcadas nos discursos da surdez, das representações dos surdos como loucos, idiotas, doentes e deficientes, que não podem ser apagadas, mas nos levam a acreditar que podem ser modificadas. Somente assim a surdez poderá ser vista como uma cultura diferente, onde estes interagem com o mundo a partir de uma experiência visual, sendo o seu instrumento de comunicação à língua de sinais, surgindo à necessidade dos surdos terem acesso a artefatos como este, na sua língua, a língua de sinais, para o acesso ao conhecimento, letramento e a sua cultura, possibilitando um novo olhar a cerca destes sujeitos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

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