Docência universitária em saúde: tecnologias educacionais e interdisciplinaridade
Date
2015-07-17Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa apresenta os resultados do uso de um software de planejamento de
aulas, com sistema de recomendação via web, para construção de planos de aula,
visando auxiliar o docente do ensino superior, da área de saúde, a desenvolver
ações de ensino-aprendizagem de forma colaborativa e interdisciplinar. A pesquisa
teve caráter qualitativo e utilizou como metodologia a pesquisa-ação, envolvendo os
docentes do Departamento de Saúde da Comunidade do Centro de Ciências da
Saúde da UFSM, que são formados em diferentes áreas, como Medicina, Farmácia
e Nutrição, e ministram as mesmas disciplinas para os cursos de graduação em
saúde. O andamento da pesquisa foi registrado em um portfólio e ao final da
pesquisa-ação foi realizada uma entrevista com os docentes utilizando um
questionário e posterior análise de conteúdo das respostas. A conclusão que se
chegou foi que a Plataforma Planos de Aula é uma importante ferramenta de apoio
para o planejamento de aulas de forma interdisciplinar e colaborativa, promovendo
melhorias nas práticas didáticas e pedagógicas dos docentes e contribuindo para
inovações nos processos de ensino e aprendizagem, auxiliando na formação de
profissionais da saúde mais humanizados, integrais e éticos.