Docência universitária em saúde: tecnologias educacionais e interdisciplinaridade
Resumo
Esta pesquisa apresenta os resultados do uso de um software de planejamento de
aulas, com sistema de recomendação via web, para construção de planos de aula,
visando auxiliar o docente do ensino superior, da área de saúde, a desenvolver
ações de ensino-aprendizagem de forma colaborativa e interdisciplinar. A pesquisa
teve caráter qualitativo e utilizou como metodologia a pesquisa-ação, envolvendo os
docentes do Departamento de Saúde da Comunidade do Centro de Ciências da
Saúde da UFSM, que são formados em diferentes áreas, como Medicina, Farmácia
e Nutrição, e ministram as mesmas disciplinas para os cursos de graduação em
saúde. O andamento da pesquisa foi registrado em um portfólio e ao final da
pesquisa-ação foi realizada uma entrevista com os docentes utilizando um
questionário e posterior análise de conteúdo das respostas. A conclusão que se
chegou foi que a Plataforma Planos de Aula é uma importante ferramenta de apoio
para o planejamento de aulas de forma interdisciplinar e colaborativa, promovendo
melhorias nas práticas didáticas e pedagógicas dos docentes e contribuindo para
inovações nos processos de ensino e aprendizagem, auxiliando na formação de
profissionais da saúde mais humanizados, integrais e éticos.