Modelagem matemática no tratamento e distribuição de água: propostas para o ensino de matemática
Abstract
A modelagem matemática, sendo a representação da realidade por meio de modelos, é uma
estratégia de ensino-aprendizagem que consegue dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos
matemáticos, anseio da grande maioria dos discentes, proporcionando uma aprendizagem
baseada na prática dos alunos por meio da elaboração de tais modelos. Dessa forma, este
trabalho tem por objetivo mostrar, por meio da modelagem matemática, algumas
possibilidades de contextualização de conteúdos usando como base a matemática presente em
um sistema de tratamento e distribuição de água, sendo esse sistema o tema motivador do
trabalho. Isso se dá a partir do desenvolvimento de diversos modelos matemáticos,
enquadrados nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior), que são desenvolvidos
de forma a permitir a visualização da matemática empregada nas diversas situações propostas,
servindo para que professor e/ou aluno que desejam se aventurar pelos caminhos da
modelagem matemática tenha uma referência de modelagem e das possibilidades no ambiente
do tratamento de água. Analisando-se os modelos propostos, conclui-se a viabilidade dessa
estratégia de ensino-aprendizagem, evidenciando-se suas vantagens e obstáculos.