O projeto político-pedagógico: possibilidade de desenvolvimento profissional do professor de Educação Física
Abstract
O processo pelo qual nos construimos professor é um processo complexo, singular e dinâmico. A investigação teve o intuito de analisar se a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, contribuiu para o desenvolvimento profissional do professor de Educação Física. A abordagem qualitativa norteou a investigação, com enfoque fenomenológico, forma assumida da pesquisa foi o estudo de caso. Para a coleta de informações utilizou-se a entrevista semi-estruturada. As informações sofreram uma análise de conteúdo. Os pariticipantes foram quatro professores de Educação Física de uma escola pública de Santa Maria. O PPP é o documento que após formulado deve nortear todas as ações da escola. Para que o professor tenha real possibilidade de contribuir para o projeto, a própria escola deve ser espaço para o desenvolvimento profissional. Através de momentos em que estes, de forma democrática, possam estar estudando, discutindo, trocando conhecimentos, enfim, tendo a possibilidade de desenvolver-se profissionalmente, ao mesmo tempo em que contribuem para a qualificação da escola. A elaboração do PPP gerou nas escolas um momento que poderia ter sido bastante enriquecedor e pontual, onde os professores poderiam ter a oportunidade de estar participando, porém, como muitas das políticas educacionais, gerou uma mobilização momentânea, que com o passar do tempo, as atitudes e ações arrefesceram, dando lugar as continuidades das ações e práticas educacionais. Para os professores participantes, no contexto onde atuam e perante sua percepção individual, este movimento não gerou mudanças, inovações ou deconstruções dos seus pontos de vista e das suas práticas educacionais.
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- Gestão Educacional [292]