Avaliação escolar para a emancipação do sujeito em uma sociedade diversificada e globalizada
Fecha
2005-06Autor
Borba, Fabiane Inês Menezes de Oliveira
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"Avaliação" é um tema pertinente nas atuais discussões pedagógicas. A realidade dos tempos atuais nos mostra uma sociedade em constante mutação, diversificada e globalizada. Vivemos a era da informação e as pessoas acompanham ou sofrem as influências de tais movimentos. O presente trabalho monográfico aborda a temática da avaliação sob o enfoque da avaliação emancipatória, com vistas a uma mudança significativa na prática educativa. Para tanto, se utiliza de uma pesquisa teórica, fundamentada na visão de vários autores estudiosos do assunto, ilustrado com minhas observações e prática como educadora. Tem como objetivo principal analisar se as atuais práticas avaliativas estão contribuindo para a aprendizagem dos alunos, ou seja, para a sua libertação e autonomia, ou se apenas reforçam as relações de poder decorrente do sistema econômico atual. A idéia é demonstrar que uma outra prática de avaliação é possível, a partir da desinstalação em nossos sistemas educacionais de modelos de avaliação embasadas em uma pedagogia tradicional reprodutivista.A situação vivida hoje no sistema escolar em termos de avaliação é muito problemática, cujas características têm profundas raízes no todo do sistema educacional que, inserido em um sistema social, depende da imposição de certas práticas em acordo com os interesses do macro sistema econômico-social, o que implica em afirmar que os problemas da avaliação não são problemas de apenas uma disciplina, curso, série ou escola. A era em que vivemos exige uma ressignificação das práticas educativas, voltando-se à formação e educação de novos sujeitos. Quando falamos em novos sujeitos, os queremos críticos, conscientes e autônomos significando que devemos realizar a avaliação segundo uma proposta emancipatória, que está voltada para o futuro que pretende transformar, a partir da crítica, do autoconhecimento, da autonomia para tomar decisões conscientes, levando o educando a descrever sua própria caminhada e a criar suas próprias alternativas de ação
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- Gestão Educacional [292]