Percepções de professores de educação física sobre abordagens das lutas nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumen
O presente estudo investigou as percepções de professores de Educação
Física (EF) sobre a abordagem do conteúdo lutas, nos anos iniciais (AI) do ensino
fundamental. A metodologia consistiu em um estudo descritivo, com método de
pesquisa misto, predominantemente qualitativo. A amostra, não aleatória, foi
composta por nove professores de EF da rede municipal de Ivoti/RS, que
ministraram aulas nos AI. Aplicou-se um questionário padronizado e validado, com
questões abertas e fechadas. O tratamento dos dados se deu através da análise de
conteúdo (Bardin, 2011). A partir dos resultados, constatou-se que, apesar de oito
(88,89%) dos docentes terem reconhecido a relevância do trato das lutas nos AI,
apenas três (33,33%) já abordaram este conteúdo. Estes, apesar de algumas
limitações (equipamentos, instalações, associação da luta à violência), não
demonstraram impeditivos à realização destas aulas. Foram unânimes ao
considerar, em suas classes, objetivos relacionados ao desenvolvimento dos
aspectos motores, mas apenas um (1) declarou tratar dos aspectos cognitivos e
afetivos. Estes profissionais também expressaram generalizar as atividades,
tratando princípios operacionais, regras e iniciação às lutas. Aqueles professores
que nunca abordaram o conteúdo atribuíram à formação insuficiente sobre o ensino
das lutas como principal impeditivo à sua utilização. Desta forma, considerando as
lutas e toda sua complexidade, na percepção dos docentes, foi possível verificar
intenções e práticas qualificadas, mas também limitações ou restrições em relação a
sua abordagem. Consideraram-se ações em rede e pesquisas que examinem a
ampliação do enfoque e a experimentação deste conteúdo nas aulas de EF para os
AI como caminhos alternativos.
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