Now showing items 1-20 of 320

    • Fundamentos de programação na Ciência de Dados 

      Lima, João Vicente Ferreira (2023)
      Este livro foi produzido para servir como material didático básico para a disciplina Fundamentos de Programação na Ciência de Dados do curso de Especialização em Ciências de Dados na Gestão Pública. O objetivo da disciplina ...
    • Modelos de Administração Pública no contexto brasileiro 

      Pinto, Nelson Guilherme Machado (2024)
      A administração pública caracteriza-se como o arcabouço gerencial e institucional para lidar com as demandas da sociedade. Uma administração pública consistente existe para gerenciar as demandas da sociedade por meio da ...
    • Infâncias e crianças: concepções e práticas da Gestão Educacional e a qualidade da oferta da EI 

      Silva, Patrícia Rodrigues da (2024)
      O presente livro didático, intitulado Infâncias e Crianças: Concepções e Práticas da Gestão Educacional e a Qualidade da Oferta da Educação Infantil, tem por objetivo analisar os aspectos da Gestão Educacional e Gestão ...
    • Historicidade da educação do campo 

      Henn, Leonardo Guedes (2023)
      Esse material corresponde a um livro que visa servir como aporte para a Disciplina Historicidade da Educação do Campo. São objetivos desse material, compreender as concepções, conceitos da Educação do Campo; estudar a ...
    • Fundamentos de banco de dados e inteligência de negócios 

      Cordenonsi, Andre Zank (2023)
      No cenário atual, o conhecimento em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) e Business Intelligence (BI) tornou-se crucial. Este material didático aborda conceitos básicos e funcionalidades de SGBDs, organização ...
    • Aprendizagem de máquina 

      Pertile, Solange de Lurdes (2023)
      A aprendizagem de máquina é um subcampo da inteligência artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem que os sistemas computacionais aprendam e melhorem automaticamente a partir de ...
    • Modalidades Educacionais: concepções, políticas, projetos e práticas 

      Andrighetto, Marcos José; Castaman, Ana Sara; Mohr, Alana Claudia; Passini, Aline Ferrão Custodio; Borba, Willian Fernando; Macedo, Ricardo Tombesi; Rodrigues, Alexandre Couto; Ferreira, Liliana Soares; Oliveira, Everton Fêrrêr; Viero, Janisse; Mazzardo, Mara Denize; Pereira, Vilmar Alves (2024)
      O presente caderno didático tem como núcleo temático as modalidades educacionais com abordagens de conteúdos curriculares, conceitos, características, políticas, projetos e práticas. As modalidades educacionais estão ...
    • O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita 

      Martinez, Lucas da Silva (2023)
      Este material didático é fruto da disciplina "O/A professor/a pesquisador/a e a crianças: escuta, olhares e escrita" do curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência. Ele se aprofunda nos aspectos ...
    • Inovações Sociais e Sustentabilidade 

      Oliveira, Sibele Vasconcelos de (2023)
      A disciplina de Inovações sociais e sustentabilidade compõe a grade curricular do Curso de Especialização em Agroecologia, Educação do Campo e Inovações Sociais, ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria na modalidade ...
    • Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa II 

      HERMES, Rosméri (2021)
      Esta disciplina tem como objetivo “conhecer as políticas e práticas de alfabetização/letramento voltadas aos alunos da Educação Especial no processo de escolarização, de modo a explorar a leitura, a produção e a análise ...
    • Projeto de Política Pública Baseada em Dados 3: descrevendo o impacto esperado e planejando a implementação e avaliação da política 

      Rezende, Paulo Edson da Silva (2023)
      O uso de dados na construção das políticas públicas é essencial e desta maneira, não visualizamos uma construção de forma eficiente de qualquer proposta sem o uso de dados, eles fazem parte de toda a estrutura do projeto. ...
    • Pesquisa em Educação e Infâncias II 

      Peranzoni, Vaneza Cauduro (2023)
      Este é o material didático da disciplina de Pesquisa em Educação e Infâncias II, do curso de especialização em em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência, realizado na modalidade à distância, pela Universidade Federal ...
    • A História do Líquen: como tudo começou 

      Cosme, Ruth Edite; Berticelli, Danilene Gullich Donin; Zancan, Sabrina (2023)
      O Método Líquen é uma metodologia desenvolvida para auxiliar professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que visa o ensino dos conhecimentos e a elaboração das estratégias de cálculo mental, melhorando ...
    • Projeto de Política Pública Baseada em Dados 2: reconhecendo a organização e o seu contexto de atuação 

      Rezende, Paulo Edson da Silva (2023)
      As propostas de políticas públicas com o uso de dados é cada vez mais utilizada. O cenário atual, vem se consolidando como um processo sistemático de coleta, análise e disseminação de informações precisas e oportunas para ...
    • Estágio em Serviço Social: orientações para estudantes da UFSM 

      Bacellar, Thaesa Jesana da Silva; Fraga, Cristina Kologeski; Martins, Júlia Aparecida Costa (2023)
      Este Caderno tem como objetivo guiá-lo (a) nos primeiros passos para realizar um estágio em Serviço Social, tirar as principais dúvidas, apresentar a realidade de campos e as instituições parceiras do curso de Serviço ...
    • Shantala: a técnica que visa à qualidade de vida do bebê 

      Cavalheiro, Andriele dos Santos; Zanella, Ângela Kemel (2023)
      Material elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do curso de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), sob a orientação da Professora Daíse Raquel Maldaner (2020) e adaptado para ...
    • Arqueologia: manual de boas práticas 

      SOARES, André Luis Ramos; CAMPOS, Carlos Eduardo da Costa; DUARTE, Laura Roseli Pael; GASQUES, Lia Raquel Toledo Brambilla; PINTO, Luana Moura (2023)
      Este é um manual de boas práticas para a participação de atividades de campo e laboratório no Projeto Trilha Rupestre/UFMS. Nele, vamos apresentar o que é necessário saber para ter uma participação positiva e produtiva, ...
    • Linguagem de Programação II 

      PARREIRA, Fábio José; SILVA, Teresinha Letícia da; BERTOLINI, Cristiano; CUNHA, Guilherme Bernardino da (2019)
      As linguagens de programação, basicamente, estão subdivididas em um dos 4 principais paradigmas de programação, que são: Programação Orientada a Objetos (POO), imperativo, funcional e lógico. Em nosso livro, denominado ...
    • Técnicas de Programação 

      PARREIRA, Fábio José; CUNHA, Guilherme Bernardino da; SILVA, Teresinha Letícia da; PEREIRA, Adriana Soares (2019)
      A informática, desde o seu surgimento, vem evoluindo a passos galopantes. Além disso, ela é considerada a ciência da informação, pois é responsável por gerir toda e qualquer informação digitalizada. De acordo com esta ...
    • Fundamentos da Leitura e Escrita 

      BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg (2022)
      Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.