Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Mara Rubia Alves da
dc.creatorBarcelos, Gabrielle Santos
dc.date.accessioned2017-11-22T11:30:18Z
dc.date.available2017-11-22T11:30:18Z
dc.date.issued2017-02-15
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12062
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2017.por
dc.description.abstractEste trabajo se desarrolló con el objetivo principal de investigar las interfaces pedagógicos (creaciones, deconstrucciones y transformaciones educativo-metodológicas y pedagógicas de hacer la danza) en el Grupo Universitario de Danza (GUD) de la Universidad Federal de Santa María entre los años 1990 a 1995. Este objetivo ha dado a conocer a sí mismos mediante la comprensión de la importancia de las narrativas de las experiencias en las trayectorias de baile de los informantes de esta investigación. El estudio fue caracterizar como cualitativo etnográfico con la historia natural y método. Los participantes fueron dos ex miembros de GUD. Aún así, se utilizó como instrumento de recolección de datos de cuestionarios y entrevistas. Armado con la información, se analizaron las herramientas y condujeron a las categorías de trabajo. El estudio también incluyó un examen teórico de todos los programas de educación física UFSM para verificar la existencia de disciplinas relacionadas con la danza desde la creación de dicho curso. A través de análisis de contenido, fue posible para reflexionar sobre la importancia de las trayectorias de vida personales y profesionales de los sujetos de esta investigación, al darse cuenta de que podemos aprender las teorías y prácticas de formación, enseñanza, interpersonal y las relaciones institucionales, la construcción de una identidad educador relacionado con diferentes tiempos y contextos.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDançapor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducacion físicaspa
dc.subjectDanzaspa
dc.subjectHistorias de la vidaspa
dc.subjectFormación de profesoresspa
dc.titleGrupo universitário de dança (1990- 1995): trajetórias dançantespor
dc.title.alternativeGrupo universitario de danza (1990-1995): trayectorias bailandospa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo central de investigar as interfaces pedagógicas (as construções, desconstruções e transformações didático-metodológicas e pedagógicas do fazer dança) no Grupo Universitário de Dança (GUD) da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1990 à 1995. Esse objetivo revelou-se pelo entendimento da importância de narrativas provenientes das experiências vividas nas trajetórias dançantes dos informantes desta pesquisa. O estudo caracterizou-se como qualitativo de cunho etnográfico, possuindo a história de vida como método. Participaram da pesquisa 2 ex-integrantes do GUD. Ainda, foi utilizado questionário como instrumento de coleta de dados e entrevista. De posse das informações, os instrumentos foram analisados e deram origem à categorias para o trabalho. O estudo também contou com uma análise documental de todos os currículos do Curso de Educação Física da UFSM, para verificar a existência de disciplinas relacionadas à Dança desde a criação do referido Curso. Através da análise de conteúdo, foi possível refletir sobre a importância das trajetórias de vida pessoal e profissional dos sujeitos desta pesquisa, percebendo que pode-se apreender teorias e práticas de formação, de ensino, de relações interpessoais e institucionais, de construção identitária de um educador relacionado à diferentes momentos e contextos. Além de contar parte da história deste Grupo que teve uma grande importância para a construção no CEFD.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto