Grupo universitário de dança (1990- 1995): trajetórias dançantes
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo central de investigar as interfaces pedagógicas (as construções, desconstruções e transformações didático-metodológicas e pedagógicas do fazer dança) no Grupo Universitário de Dança (GUD) da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1990 à 1995. Esse objetivo revelou-se pelo entendimento da importância de narrativas provenientes das experiências vividas nas trajetórias dançantes dos informantes desta pesquisa. O estudo caracterizou-se como qualitativo de cunho etnográfico, possuindo a história de vida como método. Participaram da pesquisa 2 ex-integrantes do GUD. Ainda, foi utilizado questionário como instrumento de coleta de dados e entrevista. De posse das informações, os instrumentos foram analisados e deram origem à categorias para o trabalho. O estudo também contou com uma análise documental de todos os currículos do Curso de Educação Física da UFSM, para verificar a existência de disciplinas relacionadas à Dança desde a criação do referido Curso. Através da análise de conteúdo, foi possível refletir sobre a importância das trajetórias de vida pessoal e profissional dos sujeitos desta pesquisa, percebendo que pode-se apreender teorias e práticas de formação, de ensino, de relações interpessoais e institucionais, de construção identitária de um educador relacionado à diferentes momentos e contextos. Além de contar parte da história deste Grupo que teve uma grande importância para a construção no CEFD.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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