Utilização de ambiente virtual de aprendizagem como meio de integrar as tecnologias da informação e comunicação à prática pedagógica de professores na educação básica
Resumen
Este estudo teve por objetivo verificar a possibilidade de utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como meio de integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à prática pedagógica de professores na educação básica. A pesquisa foi realizada com os alunos da etapa 6, na disciplina de Inglês da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Tancredo Neves, escola de educação básica da cidade de Santa Maria - RS, sob a região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ªCRE/SEDUC-RS). O contexto apontou um estudo do tipo pesquisa-ação, uma vez que o problema pesquisado faz parte de um ambiente específico no qual os envolvidos atuam de modo coletivo. No decorrer da pesquisa, utilizou-se o sistema Moodle (Modular Object – Oriented learning Environment), através da Plataforma Minha Escola Virtual, para a criação de um módulo da disciplina de Inglês. Os alunos experimentaram alguns recursos e atividades que pudessem ilustrar a dinâmica de um ambiente virtual de aprendizagem e, ao final do processo, responderam um questionário acerca de suas percepções sobre a proposta e a satisfação quanto às potencialidades do ambiente virtual como apoio ao ensino presencial.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: