O processo criativo do Ela e o encenador dramaturgista
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo criativo do ELA e o encenador dramaturgista. Está vinculado ao Curso de Artes Cênicas – Habilitação Direção Teatral e objetiva integrar o TCC para obtenção da graduação. Por meio da elaboração e concepção de um espetáculo, a teoria e a prática foram sendo estabelecidas e entendidas, formatando um pensamento através de um relatório reflexivo. A pesquisa começou em março de 2017 com laboratórios investigativos nos quais quatro atores trabalharam objetos como catalisadores de cena. Os objetos foram coletados a partir de acontecimentos retirados do livro Fragmentos, de Norma Arrua Rabenschlag. No segundo semestre a pesquisa se estendeu para os conceitos de encenador dramaturgista. Os laboratórios, então denominados criativos, levaram a concepção das cenas, elaboração do roteiro e entendimento da dramaturgia do espetáculo. Mais três atores entraram no processo criativo e novas percepções surgiram. Das 08 partituras de cenas criadas no primeiro semestre, foram experimentados 62 objetos catalisadores de cena, dos quais 30 viraram objetos de cena. O referencial teórico transitou por Tadeuzs Kantor, Patrice Pavis, José Moreira e Antônio Júnior. Contempla também Bertold Brecht e a dramaturgia não aristotélica. As reflexões sobre o processo criativo e o encenador dramaturgista estão incorporadas no texto, ao longo dos capítulos desse trabalho.