O aspecto cultural presente nos livros didáticos “Cercanía Joven 2” e “Enlaces 2” do PNLD
Abstract
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal discutir o papel e a “imagem” da cultura, construídos nos livros didáticos destinados aos alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede básica de ensino brasileira. Para isso, iremos utilizar como corpus de nossa pesquisa os livros didáticos Cercanía Joven 2 e Enlaces 2, das editoras SM e MACMILLAN, respectivamente. A fundamentação teórica deste trabalho está baseada em autoras como Torres (2014), Sarmento (2001) e Miquel e Sans (2004), sendo que as duas últimas são as autoras as quais seus apontamentos foram utilizados como visão teórica de cultura para analisarmos as obras na presente pesquisa. A abordagem metodológica do trabalho consiste na pesquisa qualitativa de cunho documental, uma vez que analisaremos os livros didáticos e os documentos relacionados a eles, tais como o Edital de Convocação e o Guia de Livros Didáticos. Posteriormente, também trouxemos o conceito de cultura proposto pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, como aponta esta pesquisa, não se trata de um conceito fechado. Por último, analisamos como cada livro apresenta o aspecto cultural para os alunos, por meio da seção “Presentación” e das demais atividades (realizou-se um recorte) que permeiam os livros. Como resultado geral desta pesquisa tem-se que as autoras fazem uma separação, ainda que inconsciente, entre o ensino de língua e o ensino de cultura, pois ambos os livros apresentam seções destacadas para o aspecto cultural, ao mesmo tempo em que várias outras atividades do livro também contemplam a cultura de língua espanhola. Além disso, percebemos também que as autoras acabam utilizando-se da cultura como um pretexto para o trabalho com gramática e interpretação textual.
Collections
The following license files are associated with this item: