Marketing e memória institucional na web: um estudo para o DETRAN/RS
Abstract
Este estudo tem como objetivo principal apresentar alternativas de marketing na web para
divulgação do Centro de Documentação e Memória (CDM) do DETRAN/RS. A proposta é
que se estruture em conjunto com a estruturação física do CDM formas e ações de marketing
na web para difusão de seu acervo, serviços ofertados e publicações produzidas. A amostra
para a análise foi obtida a partir de levantamento em sites de órgãos públicos do Governo do
Estado do Rio Grande do Sul, com foco em ações de marketing na web desenvolvidas para os
memoriais destas instituições. É um estudo de caso de natureza qualitativa, baseado na análise
de sites institucionais e referenciais pertinentes. Como embasamento teórico utiliza-se de
referenciais sobre: gestão de informação, centros de informação, memória institucional,
marketing de serviços e na web e marketing em centros de informação. Os espaços na web,
dos sites institucionais, destinados aos memoriais são analisados a partir de formulário de
coleta de dados que contempla os principais aspectos gerais, técnicos, estruturais sugeridos
pelas Diretrizes gerais para a construção de websites de instituições arquivísticas, elaboradas
pelo Conselho Nacional de Arquivo (CONARQ), dentre outros aspectos apontados nos
referenciais. A amostra se constitui dos seguintes memoriais institucionais: Museu Banrisul,
Memorial Theatro São Pedro, Memorial do Poder Judiciário, Memorial Legislativo do Rio
Grande do Sul da Assembleia Legislativa e Memorial do Ministério Público do Estado do Rio
Grande do Sul. Os resultados são apresentados a partir dos aspectos levantados com o auxílio
dos referenciais apontados de forma a propor alternativas para a difusão do CDM do
DETRAN/RS na web. Aponta os elementos essenciais que o CDM do DETRAN/RS necessita
se atentar na elaboração de um website e indica a necessidade de estudos futuros.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
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