Produção textual da criança surda a partir de uma proposta bilíngüe de educação tendo a língua de sinais como a primeira língua e a segunda a língua portuguesa na modalidade escrita
Resumen
O presente artigo monográfico faz uma análise acerca da produção textual da criança surda, tendo em vista, que a mesma dispõe primeiramente de conhecimentos da língua de sinais e segunda a língua portuguesa na modalidade escrita. O ensino da língua deve ser introduzido e adquirido o mais cedo possível senão seu desenvolvimento pode ser permanentemente retardado ou prejudicado; certa feita que, isso pode ser feito por meio da língua de sinais. Não há indícios de que uso de uma língua de sinais iniba a aquisição da fala. O processo de aprendizagem de um aluno surdo não pode se basear em qual a importância maior de uma língua, se a língua portuguesa ou a língua de sinais, o ideal e necessário, é a co-existência dessas línguas, e a consciência de que as mesmas apresentaram diferentes funções, é sabido que para o surdo a primeira língua é a de sinais e a segunda língua portuguesa. É essencial lembrar que cabe ao professor, conhecendo as necessidades, os interesses de seus alunos e as características do contexto escolar, delinear o melhor caminho a ser seguido para promover o desenvolvimento das crianças.
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