A evolução do perfil conceitual de átomo por meio de atividades experimentais espectroscópicas
Resumo
A compreensão dos modelos atômicos é um fator preponderante para o entendimento de uma enorme gama de conceitos associados à área de Ciências Naturais. De forma dissonante a este discurso, é de conhecimento comum que professores de Química têm grandes dificuldades durante sua atividade no que diz respeito ao ensino deste tópico. Fato é que os estudantes de Ensino Médio (EM) apresentam limitações na compreensão do assunto, logo há uma urgente necessidade em se pensar metodologias que superem as práticas docentes tradicionalmente empregadas em nossas salas de aula. Diante deste cenário, este trabalho tem como objetivo investigar como atividades didáticas baseadas em experimentos podem potencializar a evolução conceitual sobre o átomo em estudantes concluintes do EM. Sendo assim, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: como e em que medida a experimentação pode potencializar a evolução do perfil conceitual do átomo? Para isso, foi realizado um estudo sobre a evolução do perfil conceitual de átomo, no qual um grupo de estudantes participou de um projeto de ensino, que por meio de atividades experimentais, visava o ensino dos modelos atômicos. Realizado no contexto de uma escola particular de Educação Básica na cidade de Santa Maria - RS esta pesquisa deu-se segundo a perspectiva da pesquisa-ação, ao passo que o pesquisador atuava como professor destes estudantes. A fundamentação conceitual da pesquisa apoiou-se na noção de perfil conceitual proposta por Eduardo Mortimer. Participaram da proposta estudantes de terceiro ano do EM, que foram organizados em três grupos, aqui chamados de A, B e C e as atividades do projeto ocorreram em quatro momentos distintos: pré-teste; aula expositiva sobre os requisitos conceituais; realização dos experimentos; pós-teste. Os experimentos realizados utilizaram uma abordagem sob o viés da espectroscopia para discutir os modelos atômicos. Já a coleta de dados para a pesquisa ocorreu a partir da análise dos pré-testes, cadernos de experimentos, pós-testes e diários da prática pedagógica, elaborados pelo professor. Após a análise dos resultados pode-se evidenciar que os alunos apresentaram considerável evolução conceitual, já que demonstraram ter desenvolvido aprendizagens sobre os estágios mais avançadas do perfil conceitual do átomo. Concluiu-se também que mesmo aprimorando as concepções mais avançadas do perfil do átomo, os alunos não abandonaram totalmente as zonas não científicas, como sensorialismo e substancialismo. Diante disso, a partir dos resultados da pesquisa, conclui-se que a proposta deve ser aperfeiçoada, a fim de superar as dificuldades encontradas durante o trabalho, principalmente no sentido de propiciar aos alunos a superação das concepções não científicas que integram o perfil do átomo. Por fim, acredita-se que esta proposta tenha grande potencial para possibilitar a evolução conceitual, com ênfase à quarta zona do perfil conceitual, o estágio quântico do átomo.
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