Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as).
Abstract
Este trabalho de pesquisa que apresento como requisito para obtenção do título de
doutora em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional
(PPGE-UFSM), é continuidade da pesquisa do Mestrado em Educação desenvolvido
nesta mesma instituição. Este trabalho busca oferecer subsídios teóricos e
epistemológicos para a Formação de Professores (as) em geral, e para a Educação
Escolar Indígena em particular, a partir das proposições da Biologia do Conhecer e
Biologia do Amar, ou seja, a partir do fundamento biológico-relacional humano em uma
perspectiva de diálogo intercultural. Para o desenvolvimento deste trabalho de
Doutorado foram realizadas atividades de pesquisa do tipo qualitativa: documental, de
caráter teórico-epistemológico. Esta perspectiva está em acordo com a proposição
metodológica de que a pesquisa nas ciências sociais é de caráter eminentemente
qualitativo (MINAYO 1989; DEMO 1990; COSTA, 2002). O referencial que orientou o
“olhar investigativo e reflexivo do pesquisador” (BARCELOS, 2005) no sentido da
“produção das informações de pesquisa” (JACQUES GAUTHIER, 1998), é o do
estabelecimento de diálogos que privilegiem os aspectos interculturais (CANCLINI,
2003a) com imaginários e representações sobre as questões da cultura indígena e a
formação de professores em geral e em particular para educação escolar indígena.
Acredito que este trabalho possa contribuir para se pensar uma formação de
professores diferenciada, pois o mesmo estará na busca de alternativas para lidar com
os desafios colocados à educação, levando em conta as intensas transformações
ocorridas no mundo atual. Assim, um dos principais objetivos desta pesquisa foi
desmistificar a imagem que construímos ao longo de nossa história sobre os
indígenas, bem como, aprofundar as contribuições de algumas proposições
epistemológicas do pensador Humberto Maturana para a edificação de uma educação
mais solidária junto às comunidades indígenas. Uma educação que promova a
construção respeitosa do diálogo cultural. Os estudos apontam que, para que ocorra
uma Educação Escolar Indígena pautada nestes princípios de solidariedade há que
se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças,
tanto no espaço escolar, quanto na sociedade em geral, buscando sempre, a
perspectiva de diálogo intercultural.
Collections
The following license files are associated with this item: