A gestão escolar democrática no ensino público: um estudo de caso na rede estadual de Santa Cruz do Sul
Resumen
Este trabalho tem como objetivo compreender a organização da gestão escolar a partir da implantação do principio constitucional da gestão democrática na educação. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e qualitativa com coleta de dados junto à diretores de cinco escolas públicas; leitura e compreensão de diferentes contextos da escola pública, referendando pressupostos construídos historicamente pelas entidades representativas dos educandos. Isso se dá na busca da implantação da nova forma de gestão, com novos paradigmas ditados a partir da constituição federal de 1988, que trouxe inovação na área da educação, incorporando a gestão democrática nas escolas públicas, transcendendo as práticas autoritárias e verticalizadas. Este princípio é também documentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, que regulamenta o novo modelo de gestão implantado rumo à construção da gestão participativa e colegiada na busca da autonomia. A partir da relação entre o contexto social e a implantação da gestão democrática na educação, pudemos perceber que mudanças foram e estão sendo feitas com o intuído da busca de uma melhoria na qualidade da educação brasileira.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [950]
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