Reação dos participantes de programas de treinamento e desenvolvimento no serviço público federal: o caso do Hospital Universitário de Santa Maria
Resumen
A competição intensa, os avanços tecnológicos e a busca por aumento de produtividade estão aumentando a busca de qualificação por parte dos funcionários, não só nas organizações privadas como também nas públicas. O setor público brasileiro tem buscado, desde a década de 1990, modificar sua atuação perante a sociedade. Os treinamentos são imprescindíveis para o êxito das reformas implementadas no serviço público, inclusive nas IFES. Treinamento é um processo ou um subsistema, no qual são levantadas as necessidades de treinamento, por meio das quais é elaborado o planejamento, que permitirá uma orientação para a execução e avaliação do treinamento. A avaliação possibilitará um feedback com os ajustes necessários para os outros componentes do sistema. Esse artigo se propôs realizar, por meio da aplicação de um questionário para servidores treinados no HUSM, durante o ano de 2010, para avaliar a satisfação dos participantes em relação aos programas oferecidos pela instituição, aos instrutores e ao ambiente de realização. Quanto aos resultados, os três aspectos avaliados apresentaram médias bem próximas à pontuação máxima possível.
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