Educação ambiental em escolas: sensibilizando o professor de pequenos municípios
Resumo
A Educação Ambiental deve ser encarada como de extrema relevância na
formação dos alunos e á única com um cantinho exclusivo na Constituição em vigor,
considerando os aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e éticos, além do
ecológico, preparando e desenvolvendo o educando para a melhor qualidade de vida
e seu pleno exercício de cidadania. Esta monografia tem como objetivo realizar
um levantamento bibliográfico acerca do conceito, finalidade e funções da educação
ambiental à luz de uma prática que consiga fomentar a formação da cidadania dos
educandos, bem como apresentar os resultados de uma entrevista, de caráter qualitativo,
realizada com professores da cidade de Cacequi, RS, de modo se identificar
suas experiências em educação ambiental, bem como trazer a tona as inquietações
que impossibilitam uma prática totalmente eficiente da mesma. Observa-se no findar
desta pesquisa que questões como falta de formação, discussão, leitura, de regulamentações
político-pedagógicas são alguns dos inúmeros fatores que impossibilitam
que a educação ambiental ainda sirva como um alicerce e prática de cidadania.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: