Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Inês Farias
dc.creatorPerlin, Patrícia
dc.date.accessioned2018-06-15T15:32:17Z
dc.date.available2018-06-15T15:32:17Z
dc.date.issued2010-09-08
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13426
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino de geometriapor
dc.subjectGeometria dinâmicapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.titleGeometria dinâmica: uma proposta de atividades no estudo de triângulos através do GeoGebrapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoEste trabalho tem a pretensão de fazer uma análise a cerca da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente do computador, nas aulas de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. A proposta nele contida é de atividades direcionadas ao estudo dos triângulos no 8º ano do ensino fundamental com a utilização do software de Geometria Dinâmica (GD) GeoGebra. A partir de um breve estudo a cerca do construcionismo, teoria criada por Seymour Papert, estudioso que conviveu com Piaget na década de 60, é abordada a questão do uso do computador no processo de ensino e aprendizagem e embasa-se na utilização das TIC na Educação Matemática. A importância destas tecnologias e os recursos disponíveis para o ensino e aprendizagem da Matemática são vistos com ênfase ao ensino da geometria plana, visto a importância de tal conteúdo matemático para o conhecimento dos alunos e ao descuido que muitos professores tem quando do ensino deste. A geometria será abordada pela visão da GD, pois além de ser um campo rico de situações de ensino e aprendizagem da geometria, está diretamente conectada às TIC através de software educacionais destinados a ela. O software de domínio público GeoGebra é apresentado, tanto na sua estrutura quanto nas potencialidades que ele proporciona à Educação Matemática. As sete atividades apresentadas são propostas de utilização do GeoGebra para justificar e/ou generalizar alguns resultados do estudo dos triângulos e seus pontos notáveis.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto