Geometria dinâmica: uma proposta de atividades no estudo de triângulos através do GeoGebra
Resumen
Este trabalho tem a pretensão de fazer uma análise a cerca da utilização de
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente do computador, nas
aulas de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. A proposta nele contida é de
atividades direcionadas ao estudo dos triângulos no 8º ano do ensino fundamental com a
utilização do software de Geometria Dinâmica (GD) GeoGebra. A partir de um breve estudo a
cerca do construcionismo, teoria criada por Seymour Papert, estudioso que conviveu com
Piaget na década de 60, é abordada a questão do uso do computador no processo de ensino e
aprendizagem e embasa-se na utilização das TIC na Educação Matemática. A importância
destas tecnologias e os recursos disponíveis para o ensino e aprendizagem da Matemática são
vistos com ênfase ao ensino da geometria plana, visto a importância de tal conteúdo
matemático para o conhecimento dos alunos e ao descuido que muitos professores tem
quando do ensino deste. A geometria será abordada pela visão da GD, pois além de ser um
campo rico de situações de ensino e aprendizagem da geometria, está diretamente conectada
às TIC através de software educacionais destinados a ela. O software de domínio público
GeoGebra é apresentado, tanto na sua estrutura quanto nas potencialidades que ele
proporciona à Educação Matemática. As sete atividades apresentadas são propostas de
utilização do GeoGebra para justificar e/ou generalizar alguns resultados do estudo dos
triângulos e seus pontos notáveis.
Colecciones
- Educação Matemática [27]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: