A gestão escolar frente à perspectiva da política inclusiva
Abstract
O presente trabalho faz a relação entre a inclusão e a gestão escolar e quais são as
medidas adotadas para implantação da política inclusiva. Pretendeu-se, por meio
deste estudo, investigar o campo da prática da inclusão em uma escola da rede
pública e municipal da cidade de Vera Cruz, RS. Considera-se essa uma proposta
em potencial, pois é justamente a relação entre a gestão escolar com toda a
comunidade escolar que possibilitará a inclusão social e pedagógica dos alunos. O
embasamento teórico é pautado em autores como Libâneo (2001), ao mencionar à
importância de uma gestão escolar democrática e participativa; Carvalho (2008), a
visão de que o termo diferente deve ser pensado sobre a ótica da diversidade, das
especificidades de cada um. Para a construção dos dados, observou-se na escola, o
comportamento dos alunos incluídos, de seus colegas e professores em sala de aula
e no pátio. Percebeu-se que a aceitação das diferenças pelos colegas é muito
tranquila, alguns professores, no entanto, demonstram anseios. Também, realizouse
entrevista com a equipe diretiva da escola, buscando identificar o envolvimento
dos sujeitos do campo educacional com relação às práticas inclusivas. Os resultados
obtidos indicaram alguns professores sentem-se despreparados e ansiosos. Existe
também a falta de participação dos pais e da comunidade escolar junto à escola. A
inclusão está em processo, por isso o sucesso da gestão escolar depende da
participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: