Investigações acerca da abordagem do tema meio ambiente e do desenvolvimento de ações interdisciplinares no ensino fundamental
Resumo
Estudos científicos indicam que discussões e propostas referentes ao tema Meio Ambiente, interdisciplinaridade e formação continuada de professores advêm de longa data em publicações brasileiras. Essas propostas possuem perspectivas de contribuir para uma melhor qualidade de ensino e de fundamentar as ações educativas. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo pesquisar as orientações e estratégias adotadas por professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o Meio Ambiente e Interdisciplinaridade. A abordagem metodológica ampara-se na análise quali-quantitativa e foi desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS. Abrangeu uma análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, por meio de uma matriz analítica, visando identificar o teor de suas orientações e utilizou um questionário semiestruturado para caracterizar o grupo pesquisado, delineando dados referentes à formação inicial e continuada, tempo de docência e carga horária. Visou ainda, identificar as percepções e prática pedagógica dos mesmos em relação ao Meio Ambiente e a Interdisciplinaridade, e o quanto a formação continuada contribui no desenvolvimento dessas questões. Os resultados demonstraram que o Projeto Político Pedagógico escolar encontra-se desatualizado e não contempla propostas concretas, referentes ao Meio Ambiente, interdisciplinaridade e a formação continuada dos professores. Constatou-se que a maioria dos professores não conhece o documento que rege a escola; não desenvolvem atividades sobre Meio Ambiente e não utilizam a interdisciplinaridade como estratégias para desenvolver suas ações educativas. Identificou-se também um déficit em relação a formação continuada eficaz, que abranja os temas aqui discutidos nas diferentes áreas de formação. Concluiu-se deste modo, que para sanar as lacunas, aqui analisadas, é essencial a reformulação do projeto escolar, contemplando aspectos relevantes ao contexto escolar, como gestão democrática, interdisciplinaridade, Meio Ambiente e demais Temas Transversais, com a participação de todos os segmentos escolares. É imprescindível também investir em propostas de formação permanente, na intenção de suprir as necessidades da formação inicial defasada, instrumentalizando e possibilitando um aprimoramento profissional no que diz respeito ao Meio Ambiente e interdisciplinaridade, resultando em ações educativas concretas que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Infere-se assim, que os elementos constituintes e constituidores da formação continuada, na perspectiva apontada nesta dissertação, configuram-se como potencializadores do desenvolvimento humano-social e contribuem para superação de rupturas entre sentido e significado desta formação. Espera-se que os dados apresentados nesta pesquisa possam contribuir com estudos posteriores sobre Projetos Político-Pedagógicos, Meio Ambiente e interdisciplinaridade no contexto escolar, gerando reflexões e problematizações em prol do desenvolvimento da qualidade de ensino em nosso país.
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