Práticas de ampliação do tempo escolar: uma proposta de educação em tempo integral na contemporaneidade
Resumo
O presente estudo discute a atuação das políticas educacionais, no que tange as práticas de ampliação do tempo escolar no cenário contemporâneo como sendo fundamentais para atender demandas da sociedade no que se refere aos problemas sociais, culturais e econômicos. Essa discussão se dá sobre a projeção dos problemas para o interior da escola que, como instituição do Estado, passa a ter como função o desenvolvimento educacional da população de crianças, jovens e adultos, essas que, pelo vazio do Estado, se constituem risco para a sociedade. Nesse contexto, é importante pensar e compreender a produtividade da educação em tempo integral na sociedade atual e por isso, a pesquisa começa com analises de materiais para este entendimento. Após selecionar a materialidade analítica propôs-se analisar a emergência das políticas de ampliação do tempo escolar no Brasil, delinear a grade de inteligibilidade e saberes próprios a educação em tempo integral; problematizar o campo discursivo das práticas de ampliação do tempo escolar identificados nos documentos e materiais de análise; e indicar uma possível proposta de educação em tempo integral na Educação Infantil da Escola Batista. A educação de tempo integral se constitui numa estratégia de governo produzida para a população, tendo em vista o protagonismo que a instituição escolar passa a constituir numa lógica neoliberal. Nesse viés, a pesquisa abordou a administração do tempo na educação integral, que articulada a um potente instrumento de controle social e mobiliza mecanismos que regulam a conduta dos indivíduos. Tendo em vista as problematizações realizadas pela pesquisa foi possível desenvolver como produto do estudo uma proposta de educação em tempo integral para a Educação Infantil da Escola Batista que, a partir do ano de 2017 instituiu a coordenação do Projeto de Educação em Turno Integral na Educação Infantil. A partir deste produto-proposta e com sua implementação pretende-se um processo de reflexão em lócus de práticas de ampliação do tempo de escolarização com o objetivo de que o tempo integral dos alunos na escola, seja produzido por novas formas de condução dos alunos e por novas configurações para o processo de ensino e aprendizagem.
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