O planejamento e a atividade principal da criança: vivências de futuras professoras na educação infantil
Resumo
Educação infantil, educação matemática, atividade principal da criança e planejamento. É a partir destes conceitos que surge a justificativa para tal pesquisa vinculada ao Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Primeiramente, do encantamento da Educação Infantil pela pesquisadora; segundo, da preocupação em considerar a atividade principal da criança, o jogo, no planejamento docente e terceiro, de como futuras professoras compreendem essa relação. Diante disso, delineamos o objetivo principal da pesquisa, que consiste em investigar o processo formativo de futuros professores na organização do ensino na Educação Infantil. A presente pesquisa, foi desenvolvida no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), especificamente do Subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática (PIBID/InterdEM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criado em 2014. Para este trabalho, contamos com a colaboração de quatro acadêmicas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia (UFSM) e Educação Especial (UFSM), que planejaram, organizaram e desenvolveram ações de ensino em uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Santa Maria (RS), parceira do referido subprojeto do PIBID. Os encaminhamentos teóricos são pautados na perspectiva da Teoria Histórico – Cultural (VYGOTSKY), Teoria da Atividade (LEONTIEV) e Atividade Orientadora de Ensino (MOURA). Para a obtenção dos dados, os momentos de planejamento foram gravados em áudio. No âmbito escolar as ações foram filmadas e fotografadas, bem como nos utilizamos de um diário de campo. Cada acadêmica relatou e refletiu as ações diárias em sala de aula, e a pesquisadora também se utilizou do recurso do diário de campo. A análise dos dados se deu a partir de episódios (MOURA, 2004), entendidos como fragmentos que explicitam os dados empíricos da pesquisa que irão se transformar em científicos, a partir do olhar do pesquisador. Para essa análise, elencamos três eixos: A criança e sua atividade principal; O planejamento do ensino na Educação Infantil; Vivências no âmbito escolar. Como resultados foram encontrados indícios de que as acadêmicas compreenderam a importância de planejar intencionalmente a partir da atividade principal da criança. Assim, entendendo que essa atividade, não é mero “passatempo”, mas uma ação indispensável a criança e ao professor. Também, o quanto esse ensino intencional proporciona à criança a vontade de querer aprender e assim, se desenvolver.
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